Sabores da Índia - Home

Chhattisgarh


Mapa - Chhattisgarh

Formado pelos 16 distritos falantes de Chhattisgarhi que se separaram oficialmente de Madhya Pradesh em Novembro de 2000.

Limitado a noroeste pelo Madhya Pradesh, a oeste por Maharashtra, a sul por Andhra Pradesh, a leste por Orissa, a noroeste por Jharkhand e a norte por Uttar Pradesh.

O nome de Chhattisgarh - 'trinta e seis fortalezas' - foi anteriormente aplicado ao território ocupado pela dinastia Haihaya de Ratanpur que, grosso modo, corresponde ao actual estado.

O território, que se manteve longo tempo isolado e protegido, viria a ser ocupado pelos Kalchuris entre 980 e 1741 A.C., depois pelos Maratha entre 1741 e 1845, e finalmente pelos ingleses entre 1845 e 1947.

À data da ocupação inglesa, Chhattisgarh era uma sub-agência de 14 principados que respondia perante a Agência dos Estados Orientais, sediada em Raipur.

Integrado no estado de Madhya Pradesh à data da independência da Índia, viria a conseguir a separação em 1 de Novembro de 2000.

Sendo um estado onde a agricultura pesa, não deixa de ter papel relevante na indústria - por exemplo, 15% das necessidades de aço da Índia são asseguradas por Chhattisgarh.

Área: 135.194 km2

Principais centros: Raipur (a capital), Bilaspur, Raigarh, Durg

 Sabores da Índia - Home