Sabores da Índia - Home

Bihar - Gaya

 

Cidade do estado de Bihar, construída junto ao rio Phalgu, um afluente do Ganges.

É um importante centro de peregrinação Hindu, sendo visitada anualmente por cerca de 500.000 peregrinos, que tomam os seus banhos sagrados nas escadarias - ghats - dispostas ao longo do Phalgu. Especialmente sagrados são também os rituais fúnebres aí realizados.

Na região, entre as localidades de Pretsil, a norte de Gaya, e Bodh Gaya, a sul, concentram-se 45 locais de devoção, muitos deles situados na própria Gaya.

O mais importante templo da cidade é dedicado ao deus Vishnu, e foi mandado erigir pela princesa Maratha Ahalya Bai, em 1787. Muitos outros estão distribuídos pelos montes rochosos de Ramsilla e Brahmajini, esta última tida como o monte Gayasirsa, onde Buddha pregou.

Gaya, notoriamente quente no Verão, e município desde 1865, é um importante centro de comércio. Nos terrenos que a circundam são cultivados cereais, oleaginosas e cana de açúcar, e são exploradas pedreiras de pedra corrente e mica.

A localidade de Bodh Gaya, 10 km a sul de Gaya, é famosa pelo Templo Mahabodhi, erigido no local da iluminação de Buddha.

Gaya em dia de peregrinação
Cortesia Sudheer Birodkar

Gaya em dia de peregrinação

 Sabores da Índia - Home