Sabores da Índia - Home

Bihar


Mapa - Bihar

Bhiar é um estado do nordeste da Índia, situado na bacia do rio Ganges.

Tem fronteiras, a norte, com o Nepal, a leste com Bengala Ocidental, a sul com Jharkhand, e a ocidente com Madhya Pradesh e Uttar Pradesh.

Teve destaque no passado como sede de poderes imperiais, e foco maior das cultura e civilização da Índia. O seu nome – derivado do sânscrito 'vihara', significando 'mosteiro budista', alude à presença, no passado, de numerosas comunidades do género na região.

O Ganges separa o Bhiar em duas partes: a parte norte, altamanete sísmica, é bastante plana, sendo atravessada pelos rios Ghaghara, Gandak, Baghmati, Kosi, Mahananda, e outros, que descem dos Himalaias do Nepal para se juntarem ao Ganges seguindo cursos frequentemente erráticos – o Kosi, outrora chamado ‘pesadelo do Bihar’, aludindo às suas frequentes e devastadoras cheias, está hoje confinado por margens artificiais; a parte sul, mais acidentada, é atravessada pelo rio Damodar, e nela se situa o ponto mais alto do estado – o pico Parasnath, com 1.365 m, sagrado para a religião Jain e para a tribo Santhal.

É um importante produtor agrícola, e tem um subsolo rico em carvão, mica e minérios de ferro e cobre.

Área: 173.877 km2

Principais centros: Patna (a capital), Gaya, Bhagalpur e Jamshedpur

 Sabores da Índia - Home