Sabores da Índia - Home

Arunachal Pradesh - Itanagar

 

Itanagar é a capital do Estado de Arunachal Pradesh.

Ita quer dizer tijolo, no dialecto da tribo Ahom, que dominou a região desde o século XIII até 1838, altura em que os ocupantes ingleses da Índia a juntaram aos territórios que já haviam dominado.

A palavra estará na origem do nome da cidade – ita + nagar (cidade, em Hindu) -, e dá nome a um dos seus mais emblemáticos monumentos: o Forte Ita, uma imponente e histórica fortaleza, quase totalmente construída com tijolos, datada dos séculos XIV – XV, e prova da importância estratégica do local nessa época. De forma irregular, o forte apresenta três faces viradas a leste, oeste e sul, e tem outras tantas entradas.

Itanagar fica no sopé dos Himalaias, a uma altitude de cerca de 400 m, e, reflectindo a tradição tribal da região, tem uma população maioritariamente constituída por elementos das tribos Nyishi, Adi, Galo, Apatani e Miri.

A sua economia apoia-se essencialmente em indústrias de base agrícola – processamento de arroz, oleaginosas e frutos, etc. -, na sericultura, e no artesanato – tecelagem, cestaria, tapeçaria, etc. –, embora tenha um pólo industrial moderno.

Locais de interesse são o templo budista Buddha Vihar, consagrado pelo Dalai Lama, e o Museu Jawaharlal Nehru, um repositório da cultura tribal de Arunachal Pradesh.

Perto, fica o Lago Gekar Sinyi – 'água presa', em dialecto Nyishi, uma das tribos locais -, um espelho de água natural rodeado de aprazível paisagem, muito procurado para actividades lúdicas.

Himalaias, omnipresentes em redor de Itanagar
Cortesia Sudheer Birodkar

Himalaias, omnipresentes em redor de Itanagar

 Sabores da Índia - Home