Sabores da Índia - Home

Andaman and Nicobar Islands - Port Blair

 

Port Blair é a capital das Andaman and Nicobar Islands, um dos territórios federados da República da Índia.

A cidade, um centro madeireiro e de comércio, visitado por inúmeros turistas que não perdem uma visita aos vários museus locais, nasceu como colónia penal.

Em 1788, a Companhia das Índias Orientais encarregou o tenente Archibald Blair de encontrar um local para onde pudessem ser enviados condenados em regime de trabalho forçado.

Blair escolheu um local, na acidentada costa sudoeste da Ilha Andaman Meridional, a que chamou Port Cornwallis – hoje Port Blair -, em homenagem ao Comodoro Cornwallis, irmão do então Governador Geral da Companhia. Aí foi instalada, em 1789, uma colónia penal.

Encerrada 7 anos depois, a colónia foi reactivada pelos ingleses em 1858, data da chegada do Dr. James Pattison Walker, a bordo da fragata 'Semiramis' da Companhia das Índias Orientais, indo servir para encarcerar Indianos que lutavam pela libertação do domínio inglês. Na base da decisão inglesa esteve a revolta Indiana que ficou conhecida na história como Motim Indiano, ocorrida entre 1857 e 1859.

Lord Mayo, Vice-rei da Índia ocupada a partir de 1869, foi morto por um dos prisioneiros, em 8 de Fevereiro de 1872, no decurso de uma visita ao local.

A colónia de Port Blair continuaria, por muitos anos, a receber detidos por delitos essencialmente políticos, entre eles Vinayak Damodar (Vir) Savarkar, grande revolucionário Indiano sentenciado a prisão perpétua, pena cumprida entre 1911 e 1937.

Entre 1942 e 1945, durante a 2ª Guerra Mundial, o arquipélago foi ocupado por forças Japonesas. Após a sua recuperação pelos ingleses, a colónia penal foi extinta. A cadeia onde os prisioneiros estiveram encarcerados foi declarada monumento nacional em 1979.

A população, inicialmente constituída por autóctones extremamente hostis a estranhos, modificou-se substancialmente com a fixação de ex-prisioneiros oriundos do sub-continente Indiano, e com a chegada, no início da década de 1950, de refugiados vindos do Paquistão Oriental, hoje Bangladesh.

O clima é tropical – temperatura média de 29° C -, favorecido todavia por brisas marítimas. A pluviosidade é alta – 3.300 mm anuais – e ocorre essencialmente durante a monção, de Maio a Setembro, e a estação dos ciclones, de Outubro a Novembro.

A posição privilegiada do arquipélago enquanto fornecedor de informação meteorológica de qualidade para a navegação que frequenta a Costa da Baía de Bengala justificou a montagem de uma primeira estação meteorológica em Port Blair em 1868.

Vista parcial da Cadeia de Port Blair
Cortesia Galen Frysinger

Vista parcial da Cadeia de Port Blair

 Sabores da Índia - Home