Sabores da Índia - Home

Andaman and Nicobar Islands


Mapa - Andaman and Nicobar Islands

As Ilhas Andaman estão situadas entre a Baía de Bengala e o Mar de Andaman, e são a parte norte do Arquipélago de Andaman e Nicobar, território da União Indiana.

As três principais ilhas são a Andaman Setentrional, a Andaman Central, e a Andaman Meridional. Para leste delas há um conjunto de pequenas ilhas que formam o Arquipélago Ritchie's; ao sul fica a Pequena Andaman. Port Blair é a capital administrativa do território, sendo o seu porto visitado regularmente por navios vindos do continente.

As Andaman têm relevo acidentado, e são densamente florestadas. Madeira, cocos, canabis - cultivada pela sua fibra -, chá, café, e borracha são os seus principais produtos. São maioritariamente habitadas por Indianos; dos primitivos aborígenes, raça negróide de baixa estatura, restam hoje somente umas centenas, que habitam sobretudo as ilhas mais pequenas.

A ocupação inglesa das Ilhas Andaman começou em 1788.Depois de, em 1869, anexarem as Ilhas Nicobar, os Ingleses juntaram as Andaman e as Nicobar numa única unidade administrativa, em 1872.

As ilhas foram ocupadas por invasores Japoneses, entre 1942 e 1945, ano em que os Ingleses recuperaram o controlo do território. Tornaram-se território da União Indiana em 1947, quando a Índia conquistou a independência.

Área: 8.249 km2

Principais centros: Port Blair, Ross Island, Diglipur

 Sabores da Índia - Home