Sabores da Índia - Home

Montanhas Nilgiris

 

Parte dos Gates Ocidentais, as Montanhas Nilgiris levantam-se subitamente das planícies circundantes, para atingirem altitudes de 1.800 a 2.637 m, altitude do seu pico mais alto, o Doda Betta.

Separa-as do planalto do Karnataka, a norte, o rio Noyar, e das Montanhas Anaimalai (a) e Palni (b), a sul, o Desfiladeiro de Palghat (c).

São território de cultivo de chá, quina, café, etc..

(a) As Montanhas Anaimalai, também chamadas Montanhas do Elefante, ficam na junção dos Gates Ocidentais com os Orientais e têm o mais alto pico do sul da Índia – o Anai, com 2695 m.
São densamente cobertas por florestas de monção, com pau rosa, sândalo, teca, palmeiras do sagu, etc. Mas são também campo para cultivo de chá, café, árvores da borracha.

(b) As Montanhas Palni, no sudoeste de Tamil Nadu, são o prolongamento, para leste, dos Gates Ocidentais, e a continuação das Montanhas Anaimalai.
Têm vários picos que rondam os 2500 m de altura. Nelas se cultivam café, bananas, cardamomo, citrinos, curcuma. A teca é uma das espécies florestais mais representadas.

(c) O Desfiladeiro Palghat é a maior quebra de continuidade dos Gates Ocidentais. Fica entre as Montanhas Nilgiris, a norte, e as Montanhas Anaimalai e Palni, a sul, e atravessa a fronteira entre Tamil Nadu e Kerala.

Região montanhosa da ponta sul da Índia

Região montanhosa da ponta sul da Índia

 Sabores da Índia - Home