Sabores da Índia - Home

Gujarat - Golfos do Gujarat

 

Descendo a costa do Mar Arábico do estado de Gujarat, desde a fronteira com o Paquistão para sul, encontram-se dois golfos: o Golfo de Kachchh e o Golfo de Khambhat.

O Golfo de Kachchh, Kachh, Kutch, ou Cutch, é limitado a norte pelo Kachchh Rann, um lamaçal salino inundado durante as monções, e a sul pela Península de Kathiawar.

Tem um comprimento de 180 km e uma largura que varia entre 15 e 65 km. Orlado por lamaçais, está povoado por pequenas ilhas.

À entrada do golfo, na Península de Kathiawar, fica o porto de Okha.

O Golfo de Khambhat, Cambay, ou – em português – Cambaia, fica entalado entre a Península de Kathiawar e o resto da costa do Gujarat.

Tem uma largura de 190 km na boca, entre Diu e Damão, mas rapidamente estreita para 25 km.

Com grandes amplitude, e velocidade, de maré, está povoado de baixios e bancos de areia traiçoeiros para a navegação. No fundo do golfo fica a cidade que lhe dá o nome, e na sua margem oriental ficam Bharuch, Bharukaccha, Bhrgukaccha, ou Broach, um dos mais antigos portos da Índia, e Surat.

Bharuch que consta do Périplo dos Mares da Eritreia, de 80 A.C., fica na margem do rio Narmada.

Foi governada no século II pelos Ksatrapas, e no século VII pelos Gurjaras. Foi anexada aos estado muçulmano do de Gujarat, e integrada no Império Moghul em 1572. Depois, foi governada pelos Marathas, em 1685, e conquistada pelos ingleses em 1782. Mudou ainda de mãos várias vezes até que, em 1803, foi cedida à Companhia das Índia Orientais.

A sua economia centra-se no cultivo de algodão, painço, arroz e trigo, mas tem também uma sólida indústria ancorada no algodão, no sal e na floresta.

Surat fica perto da foz do rio Tapti.

Acredita-se que foi fundada belo Brâmane Gopi, que construiu o Reservatório de Água com o mesmo nome e denominou a área de Surajpur ou Suryapur.

Saqueada pelos muçulmanos nos séculos XII e XV, foi descrita, no século XVI, pelo português Duarte Barbosa, como um porto de ponta.Queimada pelos portugueses duas vezes – 1512 e 1530 -, mudou o nome para Surat em 1520, foi conquistada pelos moghuls em 1573, e saqueada duas vezes pelo rei Maratha Sivaji no século XVII.

A partir daí tornou-se um empório, exportando tecidos e ouro, e um importante centro de construção naval.

Entrou em decadência no século XVIII, disputada por ingleses e holandeses, até que, em 1800, caiu sob domínio inglês sem que isso, todavia, tivesse travado o seu declínio.

Viria a reganhar importância com o incremento do transporte ferroviário, tornando-se os seus tecidos, brocados, e peças em ouro e prata uma imagem de marca.

Golfos do Gujarat
 
Golfos do Gujarat

Golfos do Gujarat

 Sabores da Índia - Home