Sabores da Índia - Home

História - A Jóia da Coroa

Terminado o ciclo de poder da Companhia das Índias Orientais, o controlo do governo da Índia passou para as mãos dos Vice-reis ingleses, apoiados em 1500 funcionários do Indian Civil Service espalhados por toda a Índia.

Para os ingleses iniciava-se a época de ouro do seu British Raj, ou Império da Índia.

Introduziram na Índia as "maravilhas" da civilização ocidental, e a industrialização, com as dramáticas consequências inerentes, tais como migrações em massa de camponeses para as cidades de Bombaim e Calcutá, para servirem nas plantações de algodão e juta. Aí viviam, em condições precárias, em bairros periféricos despojados de quaisquer facilidades sanitárias, com as consequências que se podem imaginar.

O acabamento do Canal do Suez pelos franceses, em 1869, tornou a Índia muito mais acessível por mar, permitindo uma mais rápida chegada a Inglaterra dos bens embarcados no seu Raj.

Aliás, foram as riquezas drenadas da Índia pelos ingleses durante a era Vitoriana que valeram à colónia o nome de "a mais brilhante Jóia da Coroa".

Culminando esta época de euforia, a Rainha Vitória foi proclamada Imperatriz da Índia, Kaisar-i-Hind, em 1877.

Mas, com a introdução do sistema de educação ocidental, as exigências de um governo próprio feitas pelos intelectuais saídos do sistema educativo foram progressivamente subindo de tom. Percebendo que nunca lhes seria permitido herdar a máquina do Governo inglês, só lhes restava virarem-se para movimentos que defendessem a governação da Índia por Indianos.

De resto, os Vice-reis Lytton e Lord Ripon, que governaram entre 1880 e 1884, prepararam o terreno para o nacionalismo Indiano. O primeiro com as suas medidas internas de repressão, e uma política externa de agressão; o segundo com o sentimento de rejeição que provocou, entre a comunidade inglesa, da sua legislação liberal humanitária.

O Congresso Nacional Indiano, formado, em 1885, tornou-se a ponta de lança do nacionalismo Indiano, vindo a ser liderado por Mahatma Ghandi.

Posteriormente, em 1906, formou-se a Liga Muçulmana, movimento que contestava, também, a presença dos ingleses.

Em 1920 constituiu-se o partido Sikh Akali Dal – Partido dos Imortais -, sabendo-se que a comunidade Sikh tinha sido firme opositora da presença inglesa desde a 1ª Guerra Mundial.

Estavam lançadas as primeiras pedras que levariam ao declínio do British Raj, e à Independência da Índia .

 
 

Cortesia Sumit Bhagra

 Sabores da Índia - Home