Sabores da Índia - Home

Utensílios da Cozinha Indiana

A falta de utensílios adequados não é desculpa para passar ao lado da Cozinha Indiana.

Os utensílios culinários da Índia são equivalentes aos de qualquer cozinha Ocidental e, quando o não são, é fácil substitui-los,

Alguns deles reflectem aquilo que já não há – tempo disponível. Tome-se como exemplo o sil batta, usado para moer, pacientemente, especiarias. A tentação natural é usar um moinho de café para o fazer, ou – uma má opção, como pode ler-se em Especiarias - Introdução – comprá-las já moídas.

Substituições semelhantes serão óbvias para os leitores.

Importante é recordar que, na Cozinha Indiana, impera o uso de lume mínimo em muitas das etapas de preparação de pratos cozinhados. Quando o tempo abundava, e as facilidades da vida moderna escasseavam, era à fogueira que se cozinhava. Aliás, tal como cá – os mais velhos recordarão, com nostalgia, o pote de três pés posto à lareira, com o calor a cozer-lhe lentamente o conteúdo, como lembrarão os fogões a lenha que proporcionavam a feitura de guisados, e assados, com fogo mínimo.

Assim, para preparar cozinhados da Índia, é fortemente aconselhável o uso de fontes de calor facilmente reguláveis, ou a utilização de recipientes com fundo espesso. Alternativamente, podem ser usados recipientes normais, com placas isoladoras postas entre os respectivos fundos e a fonte de calor.

 Sabores da Índia - Home