Sabores da Índia - Home

Chapati

Chapati

O Chapati é uma variedade de pão ázimo - feito sem fermento - muito popular no Norte da Índia.
Na Índia, o chapati - do tamanho da roda de um automóvel – faz parte da dieta dos elefantes domesticados. Conta-se que num dos principados da Índia antiga viveu um elefante de cerimónias que se habituou a pesar, com a tromba, os chapatis que lhe davam. Se o chapati era menos pesado do que era habitual era de imediato deitado fora. Outro tinha tal afeição pelo seu tratador/condutor - mahut - que a demonstrava guardando sempre para ele parte dos chapatis que lhe eram dados às refeições.

Ingredientes

Quant.

Unid.

Ingrediente

Observações

1

dl

Atta

-

1

dl

Maida

-

1/2

c. chá

Sal

Ajustar a gosto

1

c. sopa

Leite

Muito quente

3

c. sopa

Água

Muito quente

Nota

A proporção 1 dl Atta / 1 dl Maida é válida para Atta finamente moída. Quanto mais grosseira ela for, menos deve ser usada, usando-se mais Maida. Se a Atta for extremamente fina, pode ser usada sozinha. O objectivo é conseguir-se uma massa relativamente uniforme e suave, que se possa amassar bem.

Procedimentos

  1. Deitar a Água, o Leite, e o Sal, num alguidar.

  2. Juntar as farinhas, aos poucos, mexendo com uma colher, até ser difícil movê-la. Se for necessário acrescentar mais alguma farinha, ou água, para chegar a esse ponto, fazê-lo.

  3. Retirar a massa para uma mesa polvilhada com Maida, e amassar. Se necessário, juntar mais alguma Maida, para evitar que a massa pegue à mesa. O objectivo é conseguir que ela não pegue.

  4. Trabalhar a massa, durante pelo menos 10 minutos, ou até ela estar bem elástica. Quanto mais longa a amassadura, mais leve ficará o Chapati.

  5. Envolver num pano húmido, ou plástico, e colocar num sítio morno.

  6. Deixar descansar durante, pelo menos, 1/2 hora.

  7. Dividir a massa em 4 porções.

  8. Estender cada porção, com um rolo, formando um círculo de cerca de 1/2 cm de espessura . Usar Maida, para evitar que a massa pegue ao rolo e à mesa.

  9. Entretanto, aquecer uma frigideira, ou uma chapa, sobre lume médio, e, quando estiver muito quente, repetir, para cada Chapati, as operações descritas nos dois pontos seguintes.

  10. Grelhar o Chapati, de ambos os lados, 1/2 minuto de cada lado. Nessa altura, o Chapati apresentará manchas castanhas locais, em cada face, e algumas bolhas.

  11. Logo que terminar esta operação, segurar o Chapati com uma (duas) tenaz(es), e pô-lo, alguns segundos de cada lado, sobre chama directa. Inchará de imediato.

Nota:

Tradicionalmente, a massa é amassada num paraat, e estendida com o auxílio de belan e chakla, sendo o Chapati cozinhado numa tava, e virado com uma chimta.

 Sabores da Índia - Home








statistics in vBulletin