Sabores da Índia - Home

Mulligatawny

Mulligatawny é uma sopa muito popular entre as famílias Anglo-Indianas.

O nome é uma corruptela de Mooloogoo Thani - água de pimenta, em Tamil - especialidade muito apreciada pelas suas propriedades digestivas, e, por isso, frequentemente presente nas mesas do sul da Índia.

Pensa-se que o termo Mulligatawny teve origem há 150 a 300 anos, na região de Madras (Chennai), quando os oficiais ingleses ocupantes começaram a solicitar uma entrada tradicional para as suas refeições indianas.

Todavia, se o baptismo foi inglês, os ingredientes usados eram bem indianos, e variados, e o resultado, como seria de esperar de uma cozinha que tantas provas deu da sua capacidade inventiva, é, em nossa opinião, espectacular.

Provavelmente existirão tantas receitas de Mulligatawny quantas as famílias Anglo-Indianas. Todas assentam, porém, num caldo de carne, ou frango, ou peixe, ou marisco, ou vegetais, devidamente condimentado, e enriquecido com leguminosas, e / ou vegetais e / ou pedaços daquilo que originou o caldo. Versões mais económicas são feitas simplesmente a partir de água, tal como a original Mooloogoo Thani.

Frequentemente, a Mulligatawny é servida sobre escassos grãos de arroz cozido previamente postos no prato.

 Sabores da Índia - Home