Sabores da Índia - Home

Cozinha Moghul

Taj Mahal, em Agra, no Estado de Uttar Pradesh

O Império Moghul, ou Mughal, que corresponde à dinastia com o mesmo nome, começou com a invasão do Estado Indiano do Punjab, em 1556, por Babur, um príncipe Turcomano descendente, pelo lado do pai, de Tamerlão, ou Timur, e, pelo lado da mãe, de Chagatai, o segundo filho do conquistador Mongol Genghis Khan.

Saído da sua base em Kabul, no Afeganistão, Babur foi, com a ajuda de artilharia - uma novidade para a época - derrotando os locais em sucessivas batalhas, até se tornar no primeiro dos Imperadores Moghul, que viriam a governar boa parte da Índia, a partir de Delhi, e Agra, durante mais de três séculos, até serem apeados pelos Ingleses.

Não é pacífica a história do Império Moghul, com o confronto de duas culturas completamente diferentes: a Moghul, perso-islâmica, monoteísta, e a Hindu, politeísta.

Mas, com episódios mais ou menos sangrentos, os Imperadores Moghul foram-se sucedendo até 1707.

O maior dos Imperadores Moghul, e talvez um dos maiores monarcas que o mundo viu, foi Akbar (1556 - 1604). Foi, simultaneamente, um poderoso conquistador e construtor, um patrono interessado das artes e letras, e tentou resolver o problema Indiano, desenvolvendo uma religião comum, que continha o melhor de todos os credos praticados na região. Essa experiência inovadora morreu, porém, com o seu autor.

O ultimo dos Moghul foi Aurangzeb (1659 - 1707), um fanático intolerante que desfez todo o trabalho positivo dos seus antecessores. Morreu em batalha, e deixou uma terra arruinada e desorganizada.

Durante mais século e meio, reinaram em Delhi apenas Imperadores-fantoches, tolerados pelos Ingleses.

Os Moghul deixaram em Agra, no Estado de Uttar Pradesh, um dos mais célebres monumentos mundiais, o Taj Mahal.

A cozinha Moghul deriva do estilo de cozinha praticado nos palácios dos sucessivos Imperadores Moghul, combinando elementos das cozinhas Iraniana, e da Ásia Central, de estilo árabe, com as tradições Hindus locais.

Caracteriza-se por ser, predominantemente, não vegetariana, pouco picante, produzindo molhos ricos e bem apaladados, e usando grandes quantidades de especiarias e frutos secos, a par com o iogurte.

Marcos da cozinha Moghul: Birianis, Kormas, Garam Masala.

 Sabores da Índia - Home