Sabores da Índia - Home

Kababs

Kababs são pequenos bolos achatados, ou arredondados, de carne finamente picada, misturada com condimentos vários, um ligante, e alguma gordura, fritos, em pouca gordura, numa tava - algo de parecido com os ocidentais ?hamburgers?.

Alternativamente - seekh kababs - a mistura de carne pode ser disposta sob a forma de salsicha, ao longo de um espeto - seekh.

A mistura é primeiramente feita numa bola de cerca de 5 cm de diâmetro, e, depois, espalhada à mão sobre o espeto, que deve estar untado. A mão deve ser molhada em água, de preferência com um pouco de bicarbonato de sódio, para reduzir a aderência da carne. Depois, os espetos são cozinhados na brasa ou num tandoor.

Mas Kababs são, também, pedaços de carne, normalmente marinados previamente, e por vezes entremeados com vegetais, enfiados em espetos - seekhs -, e grelhados na brasa, ou no tandoor -, algo de semelhante às ocidentais espetadas. A forma, o tamanho, e os temperos, variam de região para região, e por vezes são fritos, em vez de grelhados.

 Sabores da Índia - Home