Sabores da Índia - Home

Birianis

Os Birianis são pratos de arroz, herdados da Cozinha Imperial Moghul e normalmente reservados para ocasiões festivas, em que o arroz é aromatizado e colorido com especiarias, e fortemente enriquecido com a presença de carne, peixe, camarão, vegetais, leguminosas, frutos secos, rodelas de cebola fritas, etc..

Levam, quase obrigatoriamente, sementes de coentro e de cominho preto, grãos de pimenta preta, frutos de cardamomo preto e / ou cardamomo de malabar, paus de canela, cravinho, e são sempre coloridos com estigmas de açafrão.

Preparam-se alternando, num tacho, camadas de arroz cozido com camadas do ingrediente base - carne, peixe, camarão, etc. - , pré-cozinhado em molho aromático, tudo salpicado com as especiarias inteiras, sultanas, amêndoas e rodelas de cebola fritas, e regado com leite ou água, ou leite aromatizados com açafrão.

Depois, o tacho é vedado - tradicionalmente, é usada uma tira de massa de pão entalada entre o tacho e a tampa -, e levado a forno muito brando, onde todos os sabores de misturam.

Alguns defendem que são mais saborosos no dia seguinte, porque lhes é dado mais tempo para que os sabores se interliguem.

 Sabores da Índia - Home