Sabores da Índia - Home

Vegetais

  Receitas 

Os pratos vegetarianos têm marcada presença na cozinha Indiana, porque a maioria dos Indianos omnívoros os não dispensam à refeição, e porque a Índia conta com uma vasta legião de vegetarianos, por razões religiosas, dietéticas, e económicas.

Nenhuma outra cozinha faz um aproveitamento tão extenso e tão imaginativo daquilo que o reino vegetal oferece aos humanos, sendo muitos os que vêem a cozinha Indiana como o maior, mais diversificado, e mais gostoso alfobre de pratos vegetarianos.

Os mercados de vegetais da Índia são uma delícia para os olhos. Para além dos vegetais que nos são familiares, oferecem, por razões climáticas, e por tradição, muitos, muitos outros. Naturalmente que tudo é sazonal, sendo o Inverno a estação em que os vegetais mais abundam.

Na Índia rural, os vegetais congelados são desconhecidos, e não existem as grandes estufas, que tudo produzem fora de estação.

Entre as verduras mais apreciadas merecem destaque as ramas de feno grego, de mostarda da índia, de grão, de nabo, e os espinafres.

Um vegetal escassamente usado entre nós, a berinjela, é muito popular entre os Indianos.

A batata é largamente usada no Norte da Índia, onde o milho goza também de grande popularidade, consumido na forma de maçaroca fresca, assada.

Muito estimado é também o cogumelo, de que existem inúmeras variedades, a mais saborosa, e mais cara, das quais vem de Jammu e Kashmir, e parece uma esponja preta, com forma de coração.

Inúmeros, e variados, muitos dos pratos de vegetais da cozinha Indiana têm carácter quase regional, porque as diversas regiões do país capricham nas formas tradicionais, e originais, de os preparar.

 Sabores da Índia - Home