Sabores da Índia - Home

Arroz

  Receitas 

A Índia consome "per capita", diariamente, qualquer coisa como 250 - 300 gr de arroz, enquanto, nos países ocidentais, o consumo de arroz, por habitante, e por ano, não vai além dos 2 kg - 5,5 gr / dia.

Estes números dão bem ideia da importância que o arroz tem na cozinha Indiana, comparada com a que tem nas cozinhas ocidentais.

Todavia, os Indianos não consomem arroz uniformemente, na medida em que, no Norte da Índia, reina o pão enquanto acompanhamento dos pratos principais de uma refeição. É predominantemente no Sul que o arroz assume essa função.

A demarcação é tão nítida que, em épocas de carência de cereais, os Indianos tinham - ainda têm ? - que declarar-se comedores de arroz, ou de trigo, para que as suas senhas de racionamento fossem marcadas de acordo, e pudessem ter acesso ao cereal da sua preferência.

De qualquer forma, fica bem demonstrada, pelos números acima, a importância que, pelo menos nalgumas zonas da Índia, o arroz tem como componente da dieta alimentar.

Não admira que, com um tão elevado consumo deste cereal, os Indianos tenham desenvolvido técnicas diversas para o cozinhar, indo do simples arroz cozido, na panela ou no forno, ao sofisticado e festivo birirani, passando pelo arroz simplesmente aromatizado - rasadarh -, e pelo pulao, nas suas formas mais diversas.

 Sabores da Índia - Home