Sabores da Índia - Home

Peixe

  Receitas 

Na Índia existem inúmeras variedades de peixe, tanto de água doce como de água salgada.

Lá, é "rei" um peixe de que não conhecemos o nome Português - rupchanda, em Bengali; pomfret, em Inglês -, que abunda ao longo de toda a costa Indiana, em especial nas costas dos estados de Gujarat, e de Maharashtra, no lado ocidental, e de Orissa e da parte baixa de Bengala Ocidental, no lado leste. De longe, são as costas do Gujarat que mais contribuem para a totalidade do pescado.

Trata-se de um peixe de que existem três espécies principais: o Pampus argentius - pomfret prateado -, o mais vulgar, o Pampus chinesis -pomfret chinês -, e o Parastromateus níger - pomfret preto -, vulgar nas costas do lado oriental, raro nas do lado ocidental.

A sua estrutura óssea é tão simples, que torna o corte de filetes um prazer, e o consumo uma delícia, por total ausência de espinhas.

As águas interiores são, também, férteis em peixe, oferecendo variedades de que nem o nome inglês conhecemos, como o rahu, e o singhara.

Infelizmente, por razões climáticas, a esmagadora maioria destas variedades piscícolas não existe nas nossas águas.

Logo, a reprodução de pratos de peixe da Cozinha Indiana está limitada aos que são confeccionados com peixes que também existem entre nós, e àqueles que podem ser adaptados, por semelhança, a peixes da nossa fauna aquícola.

Sendo o coqueiro uma palmeira omnipresente na costa Indiana, de Bombaim ao Cabo Comorin, e deste a Calcutá, é natural que o peixe aí pescado seja, muitas vezes cozinhado quer com coco, quer com leite de coco.

No Norte da Índia, nas receitas de peixe, o coco é ignorado, e usa-se muito o açafrão.

 Sabores da Índia - Home