Sabores da Índia - Home

Dal

  Receitas 

Dal - ou Dhal - é o termo mais frequentemente usado para designar, genericamente, os pratos de leguminosas, omnipresentes nas refeições Indianas.

As leguminosas sempre foram, através dos tempos, componentes importantes da dieta alimentar humana, só tendo, de algumas décadas a esta parte, começado a perder, gradualmente, presença na alimentação dos países industrializados do ocidente. A sua importância justifica-se pelo seu conteúdo proteico, e, também, pela fibra que encerram.

Compreende-se que, num país que está longe de ser rico, como a Índia, as leguminosas continuem a ser uma importante fonte de proteínas, aliás praticamente a única para os muitos Indianos que praticam o regime vegetariano. Daí serem muitos, variados, e saborosos, os pratos de leguminosas da Cozinha Indiana, demonstrando como é possível dar vida e sabor a géneros de si pouco sápidos.

Essa variedade de pratos é sustentada pelas mais que 50 espécies de leguminosas - dals - que marcam presença nos mercados da Índia. Inteiras com casca, ou descascadas e divididas ao meio, proporcionam uma sinfonia de sabores, texturas e cores. A tabela que segue mostra as variedades de dal mais correntemente usadas.

Dal

Sem casca

Dividido

Com casca

Inteiro

Moong

x

x

 

 

 

 

x

x

Urad

x

x

 

 

 

 

x

x

Toor

x

x

 

 

Masoor

x

x

 

 

Kabli Chana

 

 

x

x

Kala Chana

 

 

x

x

Rajma

 

 

x

x

Lobia

 

 

x

x

Chana (a)

x

x

 

 

(a) Obtido removendo a casca do Kala Chana e dividindo depois o grão ao meio.

As variedades inteiras são genericamente designadas por saboot dals e as divididas recebem o nome genérico de dhuli dals. Naturalmente, as variedades inteiras são mais indigestas, mas em contrapartida contêm mais fibra.

Antes de serem cozinhados, sobretudo se forem de origem rústica, os dals devem ser escolhidos, para os limpar de pedras, grãos defeituosos, palhas, e outros detritos, e devem ser bem lavados, para eliminar o pó resultante das manipulações a que foram sujeitos.

 Sabores da Índia - Home