Sabores da Índia - Home

Chutnies

  Receitas 

Os Chutnies são iguarias de paladar geralmente bastante forte, servidas em pequenas quantidades para acrescentar graça, cor, e variedade, às refeições.

Podem ser doces, picantes, salgados, ácidos, azedos, etc., e têm, quase invariavelmente, cores vivas e variegadas, importadas, obviamente, dos ingredientes de que são feitos.

Neles são utilizadas, com resultados surpreendentes, impensáveis combinações de ingredientes, especiarias e temperos, que resultam em autênticas sinfonias de cor, cheiro e paladar.

Verdadeiros espelhos da imaginação sempre presente na cozinha da Índia, podem, basicamente, classificar-se em duas grandes categorias:

Chutnies Frescos

Nestes Chutnies, os ingredientes base não sofrem qualquer cozedura, ou, quando cozidos, são-no com antecedência, para que arrefeçam bem.

O aspecto final pode ser o de puré, quando todos os ingredientes são moídos até à consistência de uma papa, ou o de uma mistura de pequenos pedaços dos ingredientes base com condimentos e especiarias.

São preparados com algumas horas de avanço, para que os sabores se casem, e, em geral, melhoram se forem servidos bem frios.

Chutnies Cozinhados

Os Chutnies cozinhados são feitos a partir de vegetais e / ou frutos, frescos ou secos, cozidos num xarope agridoce, a que são adicionados especiarias e condimentos.

A cozedura termina quando a preparação atinge a consistência de compota, seguindo-se-lhe um tempo de maturação de duração variável.

O aspecto final é o de compota, onde são visíveis, mais ou menos desfeitos, os pedaços dos ingredientes base. São, normalmente, servidos à temperatura ambiente.

 Sabores da Índia - Home