Sabores da Índia - Home

Achares

  Receitas 

Os Achares são conservas obtidas a partir da adição a vegetais, carne, etc., de especiarias e sal, sendo o todo coberto com líquido - do óleo, morno ou frio, à água, passando pelos sumos de fruta e pelo vinagre.

Sempre servidos em pequenas quantidades, ajudam à diversificação de sabores, estimulam o paladar, e contribuem para o colorido da mesa.

O seu sabor é, normalmente, muito concentrado e activo, sendo aconselhável, para quem não os conhece, experimentá-los em quantidades diminutas. Mas, que esta frase não desanime os curiosos, porque verdadeiras e agradáveis surpresas os esperam.

Não despiciendo para a conservação dos Achares é o papel do sal, e das especiarias, razão pela qual - um e outras - são usados em abundância, contribuindo para a robustez de sabor dos produtos finais.

Importa reter que nenhum bom Achar poderá ser conseguido com uma preparação apressada, e / ou um consumo prematuro.

Tradicionalmente, a sua preparação começa com uma fase de estabilização, em que os recipientes contendo a conserva são, durante o dia, postos ao sol, sem tampa mas cobertos por camadas de gaze, e, à noite, tapados e guardados em casa. Durante esta fase, os frascos são agitados, e mexidos, algumas vezes por dia, e é-lhes adicionado mais um pouco de sal diariamente, para ajudar à extracção dos sucos dos ingredientes base e à conservação.

Segue-se uma fase de maturação, em que os recipientes são, definitiva e hermeticamente, fechados, e guardados num sítio escuro e seco, até serem considerados prontos para consumo.

 Sabores da Índia - Home