Sabores da Índia Home

Vetiver

 

Especiaria:   

Vetiver

Nome da Planta:   

Vetiver

Nome Botânico:   

Vetiveria zizanioides (Linn.) Nash.; Andropogon muricatus Retz.; Chrysopogon zizanioides

Género:   

Vetiveria

Família:   

Poaceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Ásia tropical

Distribuição:   

Continua abundante na sua região de origem, mas é hoje cultivada em todas as regiões tropicais do mundo, especialmente no Haiti - onde foi introduzida, na década de 1940, pelo francês Lucien Ganot -, na Índia, em Java, e na Ilha da Reunião. Na Índia ocorre, também, na forma selvagem, em todo o território.

Partes Usadas:   

 Raiz

Penetrante - chega a afundar-se 2 a 4 m no solo -, é usada como apaladante e odorante. Na Índia, é corrente macerá-la na água guardada em potes de barro - koojas -, que assim adquire um refrescante sabor a limão. Como é frequente vê-la, entrelaçada com cordas, a formar cortinas postas em entradas e janelas - as cortinas são periodicamente aspergidas com água que, ao ser evaporada pelo ar quente que passa, transmite às sala um odor bem fresco. Com ela se aromatizam gelados, xaropes, bebidas, e doces.

 Óleo Essencial

Extraído da raiz por destilação a vapor, tem cerca de 100 componentes, é escuro e espesso. O extraído no Haiti - o maior produtor mundial -, e na Ilha da Reunião, é tido como o de melhor qualidade entre os que são obtidos de plantas cultivadas. No norte da Índia extrai-se de plantas selvagens, revelando-se este óleo francamente superior ao extraído de plantas cultivadas.
Usa-se na indústria alimentar e em perfumaria - as suas qualidades de fixador justificam a sua presença em cerca de 90% dos perfumes fabricados no mundo.
Como subproduto da destilação obtém-se uma água de vetiver, mistura hidrolisada de água e óleo essencial.

Propriedades:   

O óleo essencial é estomáquico, estimulante e febrífugo. Usa-se em aromaterapia.

Notas:   

A planta deu nome ao Vetiver System, uma tecnologia de conservação do solo, e de gestão da qualidade da água, hoje aplicada em vários pontos do planeta.
As folhas, muito fibrosas, são localmente usadas em cordas, tapetes, artigos de artesanato, etc..

Vetiver

Dicionário

Sabores da Índia Home