Sabores da Índia - Home

Pimenta de Szechuan

 

Especiaria:   

Pimenta de Szechuan

Nome da Planta:   

Pimenta de Szechuan

Nome Botânico:   

Zanthoxylum piperitum

Género:   

Zanthoxylum

Família:   

Rutaceae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

China central e oriental, Japão, Coreia.

Distribuição:   

Relativamente confinada às suas regiões de origem.
Na vasta região que estende da Índia ao Japão, passando pelos Himalaias, península do sueste da Ásia, Indonésia, China e Coreia, vegetam outras espécies – cerca de uma dezena - do género Zanthoxylum. Na Índia, por exemplo, encontra-se a pimenteira albarrã.

Partes Usadas:   

 Frutos

Usados depois de secos, têm um sabor picante, com tons quentes e lenhosos.
O sabor reside na casca dos frutos, não nas sementes - de um preto profundo - que podem até ser desagradáveis, dando a sensação de se estar a mastigar areia. São, por isso, normalmente descartadas.
Na China, os frutos são usados como parte indispensável do pó das cinco especiarias, e têm papel importante na culinária da província de Szechuan, região montanhosa do centro da China. Muitas especialidades dessa província são polvilhadas com frutos recentemente moídos antes de irem para a mesa.
Na China são também, componente essencial do condimento jiao yan, muito usado para temperar à mesa pratos fritos, e não só.
No Japão, têm papel semelhante no shichimi togarashi, um tempero de mesa feito de frutos de Pimenta de Szechuan, cascas secas de laranja e tangerina, sementes de sésamo e papoila, e algas secas, tudo moído grosseiramente em conjunto. Muito utilizado para temperar à mesa sopas, mas também outros cozinhados.

 Folhas

Têm um sabor fresco, entre o da hortelã e o da lima. As jovens são usadas no Japão como tempero.

 Óleo essencial

Os frutos encerram cerca de 4 % de óleo essencial composto principalmente por terpenos: geraniol, cineol, citronelol, etc.

Notas:   

Todas as espécies do género Zanthoxylum existentes na Ásia são morfologicamente semelhantes, e razoavelmente intermutáveis em termos de sabor. Provavelmente, pelas mão de comerciantes menos escrupulosos, algumas chegarão ao mercado com o nome da verdadeira Pimenta de Szechuan.

Pimenta de Szechuan - Frutos secos

Dicionário

 Sabores da Índia - Home