Sabores da Índia - Home

Toranja

 

Especiaria:   

Toranja

Nome da Planta:   

Toranjeira

Nome Botânico:   

Citrus maxima (Burm.) Merrill.; Citrus decumana Watt.; Citrus grandis (L.) Osbeck.; Citrus aurantium L. - var. decumana L.

Género:   

Citrus

Família:   

Rutaceae

Porte:   

Árvore medíocre

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Malásia e Polinésia, provavelmente

Distribuição:   

Hoje cultivada em várias regiões do globo com clima favorável. Terá ido para as Índias Ocidentais pela mão de um capitão navegador britânico chamado Shaddock, facto reflectido num dos seus nomes ingleses. Na Índia aparece um pouco por todo o país, mas especialmente nos estados de Assam e Tripura, a altitudes até aos 1.500 m. Em Kerala, por exemplo, é vulgar nos quintais das casas, sendo os frutos comidos pelos donos, ou dados aos vizinhos, nunca vendidos.
Em Portugal o seu cultivo é insignificante.

Partes Usadas:   

 Frutos

O interior, conforme as variedades, pode apresentar-se com polpa branca, amarela ou vermelha, e com sabor variável do doce ao ácido. Consome-se em sumo ou como fruta de mesa, separado em gomos despojados das membranas envolventes - salpicados, ou não, com sal - e dele se fazem também doces e compotas.
Do fruto inteiro, seccionado em pedaços, fazem-se achares e chutnies.

 

 Casca dos Frutos

A casca, verde a princípio e amarela depois de maduro o fruto, presta-se para ser cristalizada e para fazer a inglesa 'marmelade'. A pele fina exterior - sem o branco - usa-se na cozinha Chinesa como aromatizante.

Notas:   

No Vietname, as flores da Toranjeira, muito aromáticas, são usadas na preparação de perfumes locais.

Toranjas ainda verdes

Dicionário

 Sabores da Índia - Home