Sabores da Índia - Home

Segurelha

 

Especiaria:   

Segurelha

Nome da Planta:   

Segurelha

Nome Botânico:   

Satureja hortensis Linn.

Género:   

Ruta

Família:   

Labiatae ou Lamiaceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Ásia Ocidental e Central

Distribuição:   

Continua fiel aos seus lugares de origem, mas espalhou-se para a orla do Mediterrâneo e para a Europa Central, onde é largamente cultivada nalguns países - França e Alemanha são exemplos. É também bastante cultivada em Portugal.
Na Índia, encontra-se no Kashmir.

Partes Usadas:   

 Folhas

Usam-se frescas ou secas, e devem ser apanhadas antes da floração da planta.
Muito aromáticas - com laivos de tomilho -, e algo pungentes - a lembrar a pimenta preta, têm grande afinidade com pratos à base de leguminosas, aumentando a sua digestibilidade, mas também ligam com preparados de outros vegetais - exemplos são a batata e, até, cogumelos.

 Óleo Essencial

As folhas dão 1 a 2 % de óleo essencial formado essencialmente por carvacrol - 30 a 45 % - e p-cymeno - cerca de 30%.
É usado em aromaterapia.

Propriedades:   

Reflectindo as propriedades do seu óleo essencial, as folhas são carminativas,digestivas, estomáquicas, laxativas, diuréticas e vermífugas

Notas:   

Uma espécie vizinha e perene, a Segurelha de Inverno, Satureja montana Linn., originária dos Montes Apeninos, tem sabor e usos semelhantes e é comercializada também em larga escala.
A espécie Satureja thymbra , a Segurelha Cor de Rosa, que cresce no leste do Mediterrâneo e no Irão, tem um sabor mais forte, que oscila entre o da Segurelha vulgar e o do tomilho.
A Satureja montana ssp. citriodora, subespécie vinda da Eslovénia, tem um sabor que, a um tempo, lembra o do tomilho e o do limão.
A Satureja biflora, espécie vizinha que cresce na África tropical, tem o sabor típico da Segurelha vulgar complementado com fortes tons de limão.
Em Portugal existe, no estado selvagem, uma espécie vizinha, Satureja calamintha (L.) Scheele, chamada de Nêveda, Nêveda Maior, Calaminta, Calaminta das Montanhas, Erva das Azeitonas, ou Néfeta, vulgar nos campos secos e caminhos do Continente, e muito usada para condimentar as azeitonas.

Folhas e flores de Segurelha

Dicionário

Sabores da Índia - Home