Sabores da Índia - Home

Salsaparrilha Indiana

 

Especiaria:   

Salsaparrilha Indiana

Nome da Planta:   

Salsaparrilha Indiana

Nome Botânico:   

Hemidesmus indicus (L.) R. Br.; Periploca indica Linn.
Smilax aspera Linn.
Smilax lanceifolia Roxb.
Smilax ornata Hook.
Smilax ovalifolia Roxb.
Smilax zeylanica Linn.

Género:   

Hemidesmus (Hemidesmus indicus)
Smilax (Smilax sps.)

Família:   

Asclepiadaceae ou Periplocaceae (Hemidesmus indicus)
Liliaceae (Smilax sps.)

Porte:   

Trepadeira

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Zonas tropicais do Sul-Sueste da Ásia

Distribuição:   

Todas as espécies estão confinadas à sua região de origem.Na Índia, a Hemidesmus indicus encontra-se em todo o país, com especial abundância em Bengala e Maharashtra; a Smilax aspera vegeta nas regiões tropicais e temperadas, desde Kashmir, Sikkim e Assam, até ao sul; a Smilax glabra aparece de Assam para leste; a Smilax lanceifolia cresce nos Himalaias de Sikkim, em Assam e Manipur; a Smilax ornata medra na parte tropical dos Himalaias, e no Bihar; a Smilax ovalifolia abunda em todas as regiões tropicais do país; a Smilax zeylanica vinga também em todas as regiões tropicais e é vulgar nos Himalaias Orientais.

Partes Usadas:   

 Raiz

As raízes de todas as espécies, que têm sabor amargo, podem, como acontece com a salsaparrilha ocidental, ser usadas para aromatizar bebidas e xaropes, mas, na Índia, é mais na medicina tradicional que são usadas.

Propriedades:   

As raízes são antissépticas, febrífugas e depurativas e diuréticas, sendo profusamente usadas na medicina Ayurvédica da Índia, especialmente as da espécie Hemidesmus indicus (L.) R. Br., que nessa medicina recebe as designações Shveta Saarivaa, Anantmuula,Gopi, Gopaa, Gopakanyaa, Gopavalli, Gopasutaa, Krishodari, Sphotaa, Utpalsaarivaa, Kapuuri, Dugdhgarbhaa.

Salsaparrilha Indiana- Pedaço de raiz seca

Dicionário

 Sabores da Índia - Home