Sabores da Índia Home

Salsa

 

Especiaria:   

Salsa

Nome da Planta:   

Salsa

Nome Botânico:   

Petroselinum crispum [Mill.] Nyman ex A. W. Hill; Apium crispum Mill.; Petroselinum hortense Hoffm.

Género:   

Petroselinum

Família:   

Umbelliferae ou Apiaceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Anual

Origem:   

Leste da Bacia Mediterrânica

Distribuição:   

A Salsa tornou-se popular na Europa mais a norte do seu local de origem durante a Idade Média, quando era erva corrente nos mosteiros e jardins imperiais. Hoje é cultivada um pouco por todo o mundo em sítios de clima propício.
Na Índia, não sendo uma erva da cozinha ortodoxa - está mais associada com a cozinha do Mediterrâneo -, é hoje cultivada por todo o país.

Partes Usadas:   

 Folhas e caules tenros

As folhas e caules tenros - estes ainda com mais sabor que as folhas - devem ser preferencialmente usados no estado fresco - secos perdem quase todo o sabor, e congelados perdem uma boa parte dele.
Para manterem o sabor devem ser picados mesmo antes de serem usados e devem ser adicionados em frio ou no fim do cozinhado - a cozedura evapora o óleo essencial que contêm e, com ele, o sabor.
Em França, são presença constante no ramo de cheiros e nas fines herbes.
 Perigo !
A Salsa vulgar confunde-se morfologicamente com a Cicuta Menor, ou Salsa Bastarda, Aethusa Cynapium L., planta venenosa. Por isso, não deve colher-se Salsa indiscriminadamente em plantações não vigiadas.

 Raiz

Usada como legume, mas somente a da variedade tuberosum, que é tenra e gorda.
A raiz das variedades correntes, cultivadas pela folha, têm uma raiz magra, pequena, lenhosa e intragável.

 Sementes

São usados sobretudo em fitoterapia por serem reconhecida e intensamente diuréticas. Com cuidado, porque doses exageradas podem causar danos sérios nos rins, especialmente em quem os tem frágeis !

Propriedades:   

É carminativa e expectorante, mas sobretudo diurética e depurativa de todo o sistema urinário

Notas:   

Para além da Salsa vulgar cultivam-se três variedades: var. latifolium - de folhas largas -, var. crispum - de folhas encaracoladas -, var. tuberosum - de raiz carnuda e tenra, como acima se disse.

Salsa

Dicionário

Sabores da Índia Home