Sabores da Índia - Home

Pandano

 

Especiaria:   

Pandano

Nome da Planta:   

Pandano

Nome Botânico:   

Pandanus amaryllifolius Roxb.; Pandanus odorus; Pandanus latifolius

Género:   

Pandanus

Família:   

Pandanaceae

Porte:   

Herbácea

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Não existe hoje no estado selvagem, sendo, por isso, difícil atribuir-lhe uma região de origem. Todavia, especialistas vários apostam nas Ilhas Molucas.

Distribuição:   

Hoje está espalhada pelo sul da Índia, Sri Lanka, península do Sueste Asiático, Indonésia e Nova Guiné Ocidental.

Partes Usadas:   

 Folhas

Frescas, mas ligeiramente murchas. Só neste estado o seu sabor intenso - que lembra o de frutos secos - se desenvolve.Muito frescas, ou secas, são desprovidas de qualquer sabor.
São pontualmente usadas no sul da Índia, e no Sri Lanka, sendo no Sueste Asiático - Tailândia, Malásia e Indonésia - que gozam de maior notoriedade como especiaria, e empregues especialmente para aromatizar arroz e sobremesas.
Na Indonésia, é vulgar cozer em vapor arroz contido em cestinhos de folhas de Pandano, como é comum cozer arroz em leite de coco aromatizado com elas.
Na Tailândia, o gai hor bai toey, um favorito nos restaurantes, é feito com pedaços de galinha marinados, envoltos em folhas de Pandano, e depois fritos.
Por todo o Sueste Asiático diversas sobremesas - sobretudo as que são à base de arroz e / ou coco - são aromatizadas com folhas de Pandano.

  Extracto

Porque as folhas, depois de secas, perdem todo o sabor, muitos cozinheiros do Sueste Asiático usam um extracto - pandan em Indonésio, e toey em Tailandês - delas obtido.
O extracto, de cor verde brilhante, é condizente com o gosto local por sobremesas com cores vivas.
Para uso noutros pratos, a cor é impeditiva.

Notas:   

Espe Pandano, Pandanus amaryllifolius, é a única espécie do género Pandanus que tem folhas aromáticas, sendo também conhecida por raramente florir. Não há registo de flores femininas, e as masculinas são extremamente raras, o que, em conjunto com a inexistência de uma população selvagem, indicia uma longa tradição de cultivo.

Pandano

Dicionário

 Sabores da Índia - Home