Sabores da Índia - Home

Orégão

 

Especiaria:   

Orégão

Nome da Planta:   

Orégão

Nome Botânico:   

Origanum virens - Hoffm. & Link. var. genuinum

Género:   

Origanum

Família:   

Lamiaceae ou Labiatae

Porte:   

Herbácea a pequeno arbusto

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Região Mediterrânica

Distribuição:   

O verdadeiro Orégão está confinado à sua região de origem, embora tenham sido desenvolvidas variedades adaptadas ao cultivo em climas mais frios. Entre nós, o Orégão abunda sobretudo na metade sul do Continente, encontrando-se em terrenos incultos e zonas rurais. Ver Notas.

Partes Usadas:   

 Flores

Cor de rosa, ou esbranquiçadas, no topo dos ramos, arranjadas em espigas curtas, colhem-se conjuntamente com as folhas logo depois da floração, usam-se como elas, e têm idênticas propriedades.

 Folhas

Embora nada obste ao seu uso em fresco, são, regra geral usadas depois de secas: apanham-se em conjunto com as flores, imediatamente após a floração, cortando-se pés da planta que se atam em molhos pelas extremidades inferiores e se penduram para secar, em local quente, mas seco e ao abrigo do sol. Depois de secos, mete-se um deles dentro de um saco plástico, com as pontas sem folhas mantidas fora da boca do saco, imobiliza-se esta à volta das pontas, com uma mão, e bate-se suave, mas firmemente, contra a outra mão – as folhas e flores secas soltam-se para dentro do saco e guardam-se, depois de completada a operação de desfolhamento, num frasco de vidro escuro, em sítio seco, fresco e escuro.
Com um sabor aromático, quente e ligeiramente amargo, são um tempero multiusos que apalada pratos de arroz, carne, 'chillies', vegetais, aves, ovos, saladas, sopas, etc..
Imortalizando um ancestral hábito dos habitantes de algumas regiões montanhosas de França –, são usadas a substituir, por si sós, ou em misturas, o tabaco.

 Óleo essencial

Folhas e flores contêm um máximo de 4 % de óleo essencial composto essencialmente por dois fenóis - carvacrol e timol -, mais hidrocarbonetos monoterpénicos - limoneno, terpineno, ocimeno, carofileno, e outros - e álcoois monoterpénicos - linalol, terpinol, etc..
É usado em aromaterapia.

Propriedades:   

Replicando as propriedades do seu óleo essencial, as folhas e flores são antissépticas, carminativas, estomáquicas, emenagogas, expectorantes, tónicas

Notas:   

Sob o nome comum de Orégão são conhecidas, e usadas, entre nós, outras espécies do género Origanum, ainda que menos conhecidas:
- Origanum vulgare L. , a Manjerona Brava, pouco vulgar, ao contrário do que o nome latino faz supor, que também marca presença na Índia nas montanhas Simla e no vale de Kashmir, mas não só - Goa, por exemplo, onde também é conhecida como Orégão Indiano, ou Mijrikâmv em Concani;
- Origanum virens Hoffgg. & Link - var. macrostatachyum P. Cout., o Orégão Longal, de espigas longas, pouco corrente também.
Na Grécia e na Ásia Menor crescem duas espécies vizinhas - Origanum onites e Origanum dictamnus -, e outra aparece na Itália, na Península Balcânica e na Ásia Ocidental - Origanum heracleoticum. São usadas como o Orégão.

Extremidade florida de Orégão

Dicionário

Sabores da Índia - Home