Sabores da Índia - Home

Tangerina Cereja

 

Especiaria:   

Tangerina Cereja

Nome da Planta:   

Tangerineira Cereja

Nome Botânico:   

Fortunella sps.

Género:   

Fortunella

Família:   

Rutaceae

Porte:   

Arbusto ou árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Leste da Ásia

Distribuição:   

Trazidas da sua região de origem, as várias espécies de Fortunella inundaram as faixas sub-tropicaia do globo, sendo hoje cultivadas em quase todos os países aí situados

Partes Usadas:   

 Fruto

Amarelo-laranja quando maduro, é redondo ou oval, e tem cerca de 2,5 - 3,5 cm de diâmetro. Tem polpa sumarenta, ligeiramente ácida, e pele também comestível. O sabor, mais ou menos intenso conforme as variedades, oscila entre o da laranja e o da tangerina.Come-se fresco, em compotas, geleias, chutnies.
Na China, cristalizado, é uma das delicadezas do dia do Ano Novo Chinês.
Alguns frutos são usados para apaladar preparados culinários, como acontece com o fruto da espécie Fortunella hindsii (Champ.) Oliv., na China, e o da espécie Fortunella polyandra (Ridl.) Tanaka, na Malásia.

Notas:   

São várias as espécies de Fortunella cultivadas. As mais frequentes:
- Fortunella margarita (Lour.) Swingle, natural do sul da China, fruto oval com cerca de 3 cm de diâmetro. Cultivada na China, nas Américas Central e do Sul, na Etiópia, no Zimbabué, no Havai, na Malásia, na Sicília.
- Fortunella japonica (Thunb.) Swingle, ou Citrus japonica Thunb., ou Citrus madurensis Lour., indígena do Japão, fruto redondo com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Cultivada na China, no Japão, na Índia, nos EUA.
- Fortunella crassifolia Swingle, considerada um híbrido, fruto em forma de ovo, com cerca de 3,5 cm de diâmetro. Cultivada no Japão, na Índia, nos EUA.
- Fortunella hindsii (Champ.) Oliv., natural das regiões de Hong Kong, Chekiang e Kwantung, na China. Cultivada na China e no Japão.
- Fortunella polyandra (Ridl.) Tanaka, ou Fortunella swinglei Tanaka, ou Atalantia polyandra Ridl., nativa da Malásia. Cultivada na região de origem, e no sul da China.

Tangerinas Cereja

Dicionário

 Sabores da Índia - Home