Sabores da Índia - Home

Jambulão

 

Especiaria:   

Jambulão

Nome da Planta:   

Jamboleiro

Nome Botânico:   

Syzygium cuminii (Linn.) Skeels.; Syzygium jambolana (Lam.) DC.; Eugenia jambolana Lam.

Género:   

Syzygium

Família:   

Myrtaceae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Sul e Sueste da Ásia

Distribuição:   

Ocorre espontaneamente na maior parte dos Sul e Sueste Asiáticos, mas é também objecto de cultivo em vários países e regiões tropicais - Índia, Havai, etc.. Na Índia cultiva-se em todo o país até aos 1800 m de altitude.

Partes Usadas:   

 Frutos

Os frutos do Jamboleiro - Jambulões - são bagas suculentas e oblongas, parecidas com azeitonas, que se tornam roxas quando amadurecem. Algumas variedades apresentam-se com polpa branca.
São, ao mesmo tempo, doces - pela presença de glucose e frutose -, ácidas - graças aos ácidos cítrico e gálico que contêm -, e adstringentes - contributo dos taninos também nelas presentes.
Dão para preparar xaropes, compotas, vinho - zambllancho soro, em Concani -, vinagre e aguardente, mas são especialmente saborosos consumidos depois de misturados com algum sal - que lhes remove a adstringência - e deixados ao sol algum tempo.

Propriedades:   

Os frutos são estomáquicos, carminativos e diuréticos

Notas:   

Várias partes do Jamboleiro - folhas, casca e sementes - são usadas na medicina Ayurvédica da Índia para tratamento de diversas disfunções orgânicas.
O tronco dá uma madeira rija e duradoura, mesmo em condições adversas - mergulho prolongado em água doce ou salgada, por exemplo.

Jambulões prontos a comer

Dicionário

 Sabores da Índia - Home