Sabores da Índia Home

Avelã

 

Especiaria:   

Avelã

Nome da Planta:   

Aveleira

Nome Botânico:   

Corylus colurna Linn.
Corylus ferox Wall.

Género:   

Corylus

Família:   

Betulaceae

Porte:   

Arbusto a pequena árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

A espécie Corylus colurna, a Aveleira Turca, é originária ds região da Turquia. A espécie Corylus ferox, a Aveleira dos Himalaias, é originária dos Himalaias centrais e ocidentais.

Distribuição:   

A Corylus colurna propagou-se da Turquia para leste, e aparece na Índia nos Himalaias temperados, desde Kashmir ao Kumaon, sendo muito vulgar nas florestas de Kashmir. A Corylus ferox continua circunscrita à sua região de origem.

Partes Usadas:   

 Frutos

Usa-se a parte interior, a semente, como se emprega o pistáchio, ou seja, come-se tal e qual, serve para enriquecer kulfis, etc..Para satisfazer a procura interna na Índia, frutos da Corylus colurna são importados durante a estação fria.

Notas:   

Na Europa existe uma espécie vizinha, a Corylus avellana Linn., que, em Portugal, se encontra, espontânea, sobretudo no norte, e é algo cultivada. Na Índia, esta espécie é cultivada sobretudo como ornamental, em jardins de montanha, mas os seus frutos são usados no sistema de medicina Unani, sob os nomes Funduq, Bunduq, como estimulantes da função sexual.
Na América do Norte, encontram-se duas espécies aparentadas, a Corylus americana, e a Corylus cornuta, e mais cerca de 10 espécies similares estão espalhadas por diferentes regiões - China, Japão, Manchúria, Tibete, etc..

Avelãs descascadas

Dicionário

Sabores da Índia Home