Sabores da Índia Home

Goma Arábica

 

Especiaria:   

Goma Arábica

Nome da Planta:   

Árvore da Goma Arábica

Nome Botânico:   

Acacia arabica Willd. var. indica Benth.; Acacia nilotica (Linn.) Delile subsp. indica (Benth.) Brenan

Género:   

Acacia

Família:   

Mimosaceae

Porte:   

Árvore

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Regiões tropicais e sub tropicais da África e da Ásia

Distribuição:   

Várias regiões tropicais e sub tropicais da África e da Ásia, incluindo Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Índia, aqui abundante nas regiões mais secas do país

Partes Usadas:   

 Exsudado do tronco

Obtém-se praticando incisões na casca do tronco da árvore e recolhendo, periodicamente, 'bolas' de seiva que delas escorrem e solidificam. Ficam translúcidas e amareladas, ou rosadas.
É a Goma Arábica, ou, mais precisamente, Goma Arábica Indiana ou Goma da Índia.
O termo Goma Arábica é mais abrangente, incluindo a Goma da Índia e produtos semelhantes obtidos de outras espécies do género Acacia, nomeadamente as Acacia senegal Willd, do Sudão, Acacia erubescens Welw. ex Oliver (var. Omuhona) e Acacia etbaica Schweinf. (var. Jakete), de Angola, etc..
Sobre a qualidade, as opiniões dividem-se, com uns a atribuir o lugar mais alto do pódio à Goma Arábica do Sudão, outros a dá-lo à Goma Arábica Indiana.
É usada sobretudo em diversas indústrias, aplicando-se em medicamentos, colas, tintas, vernizes, tecidos, etc..
A única aplicação culinária que lhe conhecemos vem do passado. Era vulgar, na América do Norte, até meados do século XIX, o Licor de Sassafraz que, à boa moda da época, incluía uma vasta variedade de ingredientes - folhas de Sassafraz - Laurus sassafras L., um parente do loureiro -, salsaparrilha, Goma Arábica, bagas de zimbro, folhas de alecrim e de manjerona, vinho branco, xarope de limão, cidrão e limão cristalizados, açúcar, passas moscatel, xerez e brandy.

Propriedades:   

Na medicina Ayurvédica da Índia a Goma Arábica Indiana é usada para debelar inflamações dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário.

Goma Arábica já transformada em "pérolas"

Dicionário

Sabores da Índia Home