Sabores da Índia - Home

Falsa Galanga

 

Especiaria:   

Falsa Galanga

Nome da Planta:   

Falsa Galanga

Nome Botânico:   

Kaempferia galanga L.

Género:   

Kaempferia

Família:   

Zingiberaceae

Porte:   

Arbusto

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Sul da Índia

Distribuição:   

Hoje é principalmente cultivada no Sueste Asiático e na China, mas marca também presença nas planícies da Índia

Partes Usadas:   

 Rizoma

O rizoma é pequeno, castanho avermelhado por fora e quase branco por dentro. O sabor é fortemente aromático, algo medicinal.
No estado fresco, é um tempero muito popular na Malásia, em Singapura, e na Indonésia, especialmente nas ilhas de Bali e Java. Em seco, marca presença em especialidades da província chinesa de Szechuan.
No Ocidente, é uma especiaria praticamente ignorada, só usada em locais onde existe uma forte comunidade indonésia, como acontece na Holanda.

 Óleo essencial

O rizoma contém cerca de 2,5 - 4 % de óleo essencial composto essencialmente por etilcinamato (25 %) e metoxicinamato (30 %)

Propriedades:   

O rizoma, designado Rhizoma Galangae em fitoterapia, é carminativo, estimulante, expectorante e diurético. É usado na medicina Ayurvédica da Índia sob os nomes Sugandha-vachaa, Chandramuula, Chandramuulikaa.

Notas:   

Substitutas da Falsa Galanga são:
- a Galanga Maior, Alpinia galanga Willd. Willd., de rizoma grande, vermelho acastanhado por fora, branco ou amarelo pálido por dentro;
- a Galanga Menor, Pequena Galanga, ou Galanga da China, Alpinia officinarum Hance, de rizoma pequeno, vermelho acastanhado por fora, vermelho pálido no interior.
Menos correntes, mas também alternativas:
- o Gengibre Brilhante;
- o Gengibre Indiano, Alpinia calcarata Rosc., da Índia, onde é cultivado, mas existente também na China e na Papua Nova Guiné;
- a Galanga Mexilhão, Alpinia conchigera Griff., que vegeta no Bangladesh, na Tailândia, na Malásia e na Indonésia.

Falsa Galanga - Rizomas

Dicionário

 Sabores da Índia - Home