Sabores da Índia - Home

Alcaparra

 

Especiaria:   

Alcaparra

Nome da Planta:   

Alcaparra

Nome Botânico:   

Capparis spinosa Linn.

Género:   

Capparis

Família:   

Cappariadaceae

Porte:   

Arbusto

Ciclo:   

Vivaz

Origem:   

Regiões áridas da Ásia Central e Ocidental

Distribuição:   

Das suas regiões de origem propagou-se para o arco mediterrânico, sendo abundante em Espanha, Itália, Argélia, Chipre, Irão, Grécia, etc., e para o sub-continente Indiano, sendo frequente no noroeste deste, e no Rajasthan, mas aparecendo também na Índia peninsular. Foi também levada para a América Central pelos navegadores espanhóis, mas não teve grande difusão aí.

Partes Usadas:   

 Rebentos florais

Colhidos antes da floração, são conservados em vinagre, salmoura, azeite, ou outro óleo alimentar, e nunca se consomem secos.
Aparecem nos circuitos comerciais classificados em classes: as nonpareilles e surfines - ambas envolvendo rebentos com menos que 1 cm de diâmetro -, as capucines, e as communes - rebentos com mais que 1,5 cm de diâmetro -, variando o preço inversamente com o tamanho dos rebentos.
São um ícone de várias cozinhas Mediterrânicas, especialmente a Italiana e a Cipriota, onde servem para apaladar diversos pratos. Marcam também presença nas culinárias da Europa Central e Setentrional, onde são essencialmente usados em molhos.
A cozedura prolongada destrói-lhes o sabor, pelo que devem ser adicionados aos cozinhados na sua fase final, ou usados em pratos frios.

 Frutos

Conhecidos nos circuitos comerciais por cornichons de câpre, são, como os rebentos florais, usados em conserva. O sabor é idêntico, mas bem mais intenso.
Ao invés dos rebentos florais, toleram bem a cozedura sem grande alteração de sabor. Não são mais populares por isso, estando o seu uso na Europa limitado praticamente a Espanha.
Na Índia, usam-se para fazer achares.

Notas:   

Na Índia, encontram-se duas espécies afins:
 - Alcaparra Asiática, Capparis aphylla Roth. ou Capparis decidua Edgew., desde os estados de Punjab, e Rajasthan, para sul, até Karnataka e Tamil Nadu. Os frutos usam-se para fazer achares, que, além de usados à mesa, são, na medicina tradicional, empregues para destruir vermes intestinais.
 - Alcaparra de Ceilão, Capparis zeylanica Linn. ou Capparis horrida Linn.f., comum nas planícies de toda a Índia. Os frutos usam-se em pratos vegetarianos, e servem também para a preparação de achares.

Rebentos florais de Alcaparra em conserva

Dicionário

Sabores da Índia - Home