Sabores da Índia - Home

Óleo de Algodão

Hindu - Kapaasa ka Tel; Kapaasa (a planta)
Concani - Kâpsin (a planta)
Tamil - Sempartthi, Sivappuparutthi (a planta, Gossypium arboreum);
Semparutthi (a planta, Gossypium barbadense);
Paruttikkootam (a planta, Gossypium herbaceum)

O Algodoeiro é uma planta do género Gossypium, família das Malvaceae, de que existem inúmeras variedades originárias das regiões tropicais e sub-tropicais do planeta. Na Índia são cultivadas algumas dessas variedades, nomeadamente as Gossypium arboreum Linn. - em todo o país -, Gossypium barbadense Linn. - nalgumas regiões -, e Gossypium herbaceum Linn. - principalmente nos estados de Maharashtra, Tamil Nadu, AndhraPradesh e Karnataka.

Campo de Algodoeiros

Campo de Algodoeiros

O Algodoeiro dá flores que rapidamente se desmoronam, deixando expostas cápsulas que contêm as sementes. Das sementes crescem 'cabelos', ou fibras, que vão progressivamente enchendo as cápsulas, acabando por causar o rebentamento das suas paredes. Ficam então expostos macios 'novelos' formados pelas fibras - a matéria prima aproveitada pela indústria têxtil na produção de tecidos.
Todavia, a utilidade do Algodoeiro não se esgota nesse aproveitamento. As sementes são utilizadas, 'per si', para a extracção, por pressão, de óleo alimentar - o Óleo de Algodão.
Esse óleo contém 70% de gorduras insaturadas (18% mono-saturadas e 52% poli-insaturadas), 26% de gorduras saturadas e 4% de glicerol. Mas contém também gossypol, um pigmento amarelo tóxico que, para ser eliminado, exige um processo de refinação. Terminado o processo, o óleo fica com sabor quase neutro, incolor ou levemente amarelo, tem um longo tempo de vida, e suporta temperaturas de fritura relativamente elevadas.
Utiliza-se em saladas, e na cozinha, sendo, em todo o mundo - na Índia também -, uma das mais usadas gorduras para fritar.
É possível que nalgumas regiões mais recônditas da Índia, tal como acontece, por exemplo, no Egipto, algum Óleo de Algodão menos refinado seja responsável pelo sabor típico da cozinha local.

Algodão

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin