Sabores da Índia - Home

Caranguejo

Hindu - Kekra, Kekada, Karka, Karka Raashi, Jangalee Seva

Espalhadas pelo mundo estão cerca de 4.500 espécies de Caranguejo, que vivem nos mares e oceanos, em água doce, e em terra.

Na Índia existem várias delas, que se podem reunir em três grandes grupos:

Caranguejos de Mar
São três as espécies mais importantes:
Portunus sanguinolentus, que frequenta as costas oriental e ocidental, mas é especialmente abundante nas costas dos estados de Andhra Pradesh, Kerala, Karnataka e Gujarat.
Portunus pelagicus, abundante nas costas dos estados de Bengala, Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Kerala, Karnataka e Maharashtra.
Charybdis cruciata, abundante nas costas dos estados de Maharashtra, Gujarat e Tamil Nadu.
A época alta de captura das três espécies acima vai de Julho a Dezembro.
 
Caranguejos da Lama
Habitam os mangues, sendo tão apreciados como os Caranguejos de Mar. Espécie mais importante:
Scylla serrata, Caranguejo da Lama Gigante, ou Caranguejo do Sri Lanka, que pode medir até 28 cm de ponta a ponta da carapaça, e pesar até 3 kg.
Ocorre nas costas ocidental e oriental, sendo especialmente abundante nas áreas alagadiças das costas dos estados de Kerala, Tamil Nadu, Bengala e Orissa. A época alta da apanha corre de Julho a Outubro.
Outras espécies menos importantes:
Scylla paramamosain, Caranguejo da Lama Verde, máximo 15 cm, corpo, e sobretudo as pinças, de cor esverdeada, relativamente raro, preferindo os fundos arenosos das zonas alagadiças;
Scylla olivacea, Caranguejo da Lama Laranja, máximo 18 cm, cor alaranjada;
Scylla tranquebarica, Caranguejo da Lama Purpúreo, máximo 20 cm, cor violácea.
 
Caranguejo dos Cocos
Birgus latro (Linnaeus, 1767), ou Cancer crumenatus orientalis (Seba, 1759), ou Cancer latro (Linnaeus, 1767), ou Birgus laticauda (Latreille, 1829). É um caranguejo eremita que, enquanto novo, vive em 'casa alugada', mas que, quando adulto, desenvolve uma carapaça e dispensa abrigo. Quando adulto não tem verdadeiras guelras, nem sabe nadar, e é, por isso, eminentemente terrestre, morrendo se permanecer na água mais que uma hora. Todavia, inicia a vida no mar, onde a desova acontece, e é aí que 'aluga' a sua primeira casa. Pode viver 60 anos, medir 1 m de pata a pata, e pesar 4 kg, sendo um dos maiores, se não o maior, Artrópode vivo. Trepa aos coqueiros, mas, contrariamente à fama que adquiriu e lhe valeu o nome, o coco não é parte significativa da sua dieta. Distribuído pelas ilhas do Índico e do Pacífico Central, na Índia aparece em várias ilhas do arquipélago de Andaman e Nicobar.

Caranguejo no fundo do mar
Cortesia OAR/National Undersea Research Program (NURP); University of Connecticut

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin