Sabores da Índia - Home

Batata Doce

Hindu - Shakarkand, Rataalu
Concani - Kanamgî, Canang
Tamil - Sakkareivelleikulangu

Também conhecida por Batata da Ilha, numa alusão ao seu nome na Madeira. Lá, chama-se simplesmente batata, chamando-se à batata normal semilha.
É o tubérculo subterrâneo de uma planta, Ipomoea batatas (Linn.) Lam., família das Convolvulaceae, originária da América do Sul e hoje cultivada, nas suas inúmeras variedades, um pouco por todo o planeta, sobretudo nas regiões tropicais e sub-tropicais.
Na Índia é cultivada em praticamente todo o território, sendo as variedades usadas as que têm um interior do tubérculo branco.
Rica em vitaminas A, B e C, amido e açúcares, come-se cozida, assada, frita - salpicada com um pouco de sal, pimenta preta moída e sumo de limão -, em puré, incorporada em diversos pratos de vegetais, em halvas, etc..
O tubérculo e toda a planta são usados na medicina ayurvédica da Índia para diversos fins, sob as designações Mukhaaluka, Rataalu,Raktaalu, Raktapindaka, Raktakanda.
As variedades americanas, com um interior do tubérculo amarelo, contêm caroteno numa proporção que pode ir aos 5,4 – 7,2 mg/100 g.

Batatas Doces

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin