Sabores da Índia - Home

Malva

Hindu - Khubbaazi, Bhubhaazi, Bustaani, Gul-Khair

Planta herbácea silvestre, Malva sylvestris Linn., família das Malvaceae, ignorada pelas cozinhas Ocidentais.
Para leste, a começar pelo Médio Oriente, é, onde existe, acarinhada como saboroso vegetal.
As folhas, dentadas na forma, comem-se cruas - quando muito jovens -, incorporadas em saladas, mas também cozinhadas, simplesmente salteadas, em sopas, em pratos de vegetais, fritos, etc.. As flores, de cor violeta ou púrpura, têm as mesmas utilizações, e as sementes, quando recolhidas antes de maduras, têm um agradável sabor a frutos secos.
As flores são peitorais e as folhas são antiflogísticas, emolientes, diuréticas e laxativas.
Na Índia, a Malva encontra-se nas zonas temperadas dos Himalaias, até aos 2400 de altitude, desde o Punjab ao Uttarakhand e, ainda, em Maharashtra e Tamil Nadu.
Em Portugal é frequente nas bermas dos caminhos, entulhos, sebes, terrenos agrícolas abandonados e incultos do Continente e da Madeira.
Ainda em Portugal, medra, em caminhos, entulhos, e campos, do norte e do centro do Continente, outra espécie, igualmente nutritiva, do género Malva: Malva neglecta Wallr. - Malva Redonda, Malva Pequena, ou Malva de Folhas Redondas -, de flores esbranquiçadas e folhas arredondadas.
 Atenção !
Deve evitar-se a colheita de Malva em terrenos fertilizados com adubos químicos porque, criada nessas circunstâncias, a planta acumula, nas folhas, elevadas quantidades de compostos azotados nocivos para a saúde.

Malva florida

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin