Sabores da Índia - Home

Chicória Amarga

Hindu - Kaasani
Tamil - Kasinikkeera

Também chamada Chicória Brava ou Chicória do Café, é uma planta herbácea, Cichorium intybus Linn., família das Compositae ou Asteraceae, nativa da Europa, masfrequente no noroeste da Índia, e também em Tamil Nadu e partes de Andhra Pradesh.
Em Portugal, a Chicória Amarga é frequente em campos cultivados, incultos, entulhos, bermas dos caminhos, sebes e hortas abandonadas de quase todo o Continente.
Colhem-se as folhas jovens, na Primavera antes da floração - porque logo que surgem as flores se tornam bastante amargas -, ou no Inverno, altura em que perdem muito do seu amargor. Comem-se cruas, incorporadas em saladas, ou cozinhadas, por exemplo em sopas e fritos. São diuréticas, laxativas, e tónicas.
A raiz, quando tirada de uma planta jovem – idade inferior a 2 anos –, é menos amarga, e resulta, simplesmente cozida, num excelente legume. Depois de torrada, dá um excelente substituto do café tradicional. Os alemães de leste, durante a crise do café de 1976-79, introduziram no mercado uma mistura oficial denominada Mischkaffee - 'café de mistura' -, feita de raiz de Chicória Amarga, beterraba e centeio.
Em França, são muito populares, em saladas de Inverno, as folhas – chamadas de chicons – obtidas de Chicórias Amarga ensombradas por baldes, ou dispositivos similares, colocados invertidos sobre elas. Ficam muito menos amargas, com a contrapartida de perderem algum do seu valor vitamínico.

Chicória Amarga em flor

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin