Sabores da Índia - Home

Rebentos de Bambu

Assamese - Khorisa, Bah Gaj
Bengali - Baaser Korool
Concani - Kill
Kannada - kanile
Línguas locais - Bashchuri (Arunachal Pradesh), Sandhna (Jharkhand),
Mautuai (Mizoram), Bas Tanga (Nagaland), Usoi (Manipur),
Kardi (Orissa), Tama (Sikkim), Muya (Tripura)

Trata-se de colmos muito jovens de diversas espécies de plantas dos géneros Bambusa, Dendrocalamus, Phyllostachys, Fargesia, Gigantochloa, etc., etc., brotados do solo especialmente na época das monções.
São muito apreciados no Extremo Oriente, nas Filipinas, no Sueste Asiático, e também em muitas regiões da Índia, sobretudo nos estados do nordeste – Assam, Bengala, Manipur, Sikkim, Mizoram, Jharkhand, Orissa, Nagaland, Tripura, Arunachal Pradesh -, mas também em partes do sul - Goa e Karnataka, são exemplos.
Consomem-se das mais diversas maneiras, conforme as tradições locais: frescos, cozidos, fritos, fermentados - medukkeye em Arunachal Pradesh, bas tinga em Nagaland, soibum em Manipur -, secos - hendua em Orissa -, em achares - kardi achar em Orissa -, chutnies e diversos pratos de carne e de vegetais. São sempre submetidos a um tratamento prévio – fervura, ou mergulho em água periodicamente mudada – para remover os princípios tóxicos e amargos que contêm.
Ao Ocidente chegam sobretudo enlatados, sendo muito vulgares em lojas de produtos culinários chineses.

Colmos de Bambu usados como andaimes
Cortesia John Davies

Colmos de Bambu usados como andaimes

As diferentes espécies de Bambu ocorrem nas regiões tropicais e subtropicais da América, da Ásia e de África, em extensos tractos florestais chamados Bambuais. São plantas com colmo lenhoso, cilíndrico, oco, provido exteriormente de nós protuberantes, coincidentes com tabiques transversais que repartem o interior do colmo em secções estanques. A parede do colmo, cuja espessura pode variar entre um milímetro e alguns centímetros, conforme a espécie de Bambu, está impregnada de ácido silícico, que a torna extremamente rija, impermeável, e quase incombustível. Tão notáveis qualidades fazem do Bambu, para os locais, matéria prima ideal para inúmeras aplicações: coberturas, tabuados, escadas, andaimes, mobiliário, esteiras, contentores para líquidos e tubos para condução destes, canas de pesca, hastes e cabos de chapéus de chuva, bengalas, etc., etc., etc.. Quanto às folhas, nascidas de ramos que se projectam dos nós, são, enquanto verdes, usadas para pasto de animais e, depois de secas, empregues no enchimento de almofadas e colchões. Do uso dos rebentos jovens já acima demos conta.

Colmos de Bambu adultos

Bambusas sps.
Imagem ampliada

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin