Sabores da Índia - Home

Nêspera

Hindu - Lokaat
Tamil - Nokkotta

É o bem conhecido fruto da Nespereira, Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl., família das Rosaceae, árvore oriunda da China e hoje espalhada por todas as regiões temperadas a quentes do globo.
Na Índia, é cultivada principalmente em Saharanpur,Dehradun, Muzaffarnagar, Meerut,Kanpur, Bareilly, todos distritos de UttarPradesh, e em Amritsar, Gurdaspur eHoshiarpur, distritos do Punjab.
Era, até há bem pouco tempo, indispensável como árvore decorativa em muitas zonas de Lisboa. Até meados do século XX, não havia jardim de vivenda, ou quintal de casa, nas Avenidas Novas, e não só, que não ostentasse, orgulhosamente, uma Nespereira.
Em Portugal a Nêspera tem nomes diversos, conforme as regiões: Nêspero no Alentejo, Japónia em Alcobaça, Magnólio ou Magnório no norte, Mónica nos Açores.
Consumida como fruta, nunca encontrámos qualquer referência ao seu uso na culinária. Todavia, foi em Portugal que lhe vimos aplicação na cozinha Indiana - como substituta da manga verde - na preparação de um delicioso achar.

Nêsperas na árvore

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin