Sabores da Índia - Home

Uvas

Hindu - Angoor
Concani - Dharakhi, Dhakú, Dâkhechem Jhâd

Designação geral dos frutos de inúmeras variedades, ou castas, da Videira, Vide, Videira Europeia, ou Parreira, Vitis vinífera L., família das Vitaceae. A sua cor vai do negro ao amarelo, passando pelo violáceo, pelo vermelho, e pelo verde de vários tons. São laxativos, colagogos e béquicos.
As castas dividem-se em dois grandes grupos: castas de mesa - que dão frutos especialmente aptos para serem consumidos como Uvas de Mesa; castas de vinho - que produzem frutos com aptidão especial para a produção de vinho.
Na Índia, são essencialmente castas de mesa as cultivadas nos estados de Punjab, Rajasthan, Delhi, Uttar Pradesh, Maharashtra, Karnataka, Andhra Pradesh e Tamil Nadu.
Não obstante, também algumas castas de vinho são trabalhadas, dando excelentes vinhos, como o branco Chhabri e o tinto Anarkali, de uma vinha de altitude (750 m), no Vale de Sahyadri, para o interior de Bombaim, e até champanhe, como o Omar Khayam.As Uvas de Mesa são consumidas como fruta, mas também usadas - especialmente as que produzem bagos sem grainhas - para fazer passas, um ingrediente essencial de alguns pratos, nomeadamente pulaos e birianis.
Da China chega um processo invulgar de conservação das Uvas.
- Colhem-se cachos, isentos de quaisquer pragas ou mazelas, antes de estarem completamente maduros.
- Plantam-se em Beterrabas – um ou mais por Beterraba, dependendo do tamanho desta -, enterrando tão fundo quanto possível os pés dos cachos.
- Coloca-se tudo num reservatório posto em sítio fresco e seco.
- Cobre-se o reservatório com uma rede metálica, e esta com um papel grosso ou uma tela. Por cima, lança-se uma camada de terra com 10 a 25 cm de espessura.
Encerrados nesse local fechado, escuro, seco, onde o ar se não renova, os cachos amadurecem lentamente, enriquecendo em açúcar à custa do sumo das Beterrabas que vão absorvendo a pouco e pouco.
Na Europa, as Uvas são matéria prima de vinhos famosos, de que são exemplos os portugueses Carcavelos e Madeira, Moscatel de Setúbal, o francês Champagne, o italiano Marsala, o espanhol Jerez, o internacional Vermute. E também de aguardentes notáveis, como as francesas Cognac e Armagnac.

Uvas pretas

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin