Sabores da Índia - Home

Figo

Hindu - Anjir
Bengali - Anjir
Concani - Âmjîr
Gujarati - Anjir
Sânscrito -Anjira
Tamil - Simaiyatti

Fruto da Figueira, Ficus carica Linn., família das Moraceae, nativa da região mediterrânica mas hoje cultivada na Índia em Uttar Pradesh, Rajasthan, Punjab, Andhra Pradesh e Maharashtra.Consome-se tal e qual, seco, mas também em compotas e chutnies. É laxativo e expectorante.
Na medicina popular Indiana, o xarope de Figo é usado para combater a obstipação ligeira, e a polpa do fruto é empregue para aliviar inchaços e abcessos das gengivas.
Muitas outras espécies do género ficus existem na Índia.
Algumas, como a Ficus cunia Buch.-Ham. – no tracto sub - Himalaico para leste de Chenab, e em Assam, Bengala e Orissa – e a Ficus palmata Forsk. – do Rajasthan, e de Kashmir para leste até ao Nepal, a altitudes que podem chegar aos 1000 m –, dão os chamados Figos Indianos.
Outras, mais simbólicas, como a Figueira dos Pagodes – Pipal em Hindu, Pimpal, ou Pimpôlo, em Concani - Ficus religiosa Linn., consagrada a Vishnu, e a Ficus benghalensis Linn., a árvore nacional da Índia.
Mas muitas mais: Ficus altissima Blume, Ficus arnottiana Miq., Ficus asperrima Roxb., Ficus benjamina Linn., Ficus dalhousiae Miq., Ficus heterophylla Linn. f., Ficus hispida Linn. f., Ficus lacor Buch.-Ham., Ficus microcarpa Linn. f. – esta usada como ornamental em avenidas, sendo muito vulgar em New Delhi - Ficus racemosa Linn., Ficus talbotii G. King., e a Ficus retusa Linn. - Arek Gol, Nâmd-rûkh, Dhavîdek Gol, Nonungoi, em Concani -, morfologicamente muito parecida com a acima referida Ficus benghalensis Linn., a árvore nacional da Índia.
Todas, mas todas, são, de uma forma ou outra, usadas na medicina Ayurvédica da Índia.
Os Figos dividem-se em dois grandes tipos:
- Figos Vindimos, ou Figos Ordinários - os que se desenvolvem no mesmo ciclo vegetativo da sua formação
- Figos Lampos, ou Bêberas - os que passam o Inverno em estado muito rudimentar, desenvolvendo-se no ciclo vegetativo seguinte
Existem diversas variedades de Figueiras com Figos Vindimos e Figos Lampos, outras só com Figos Lampos.
A grande percentagem de açúcar que os Figos contêm torna-os propícios para o fabrico de bebidas alcoólicas, sendo, até há pouco tempo, muito apreciada por cá a Aguardente de Figo.
Secos, torrados, e moídos, podem produzir uma bebida que substitui o vulgar Café.
Foi com Figos que foi envenenado, em 1304, em Pérouse, o Papa Bento XI.

Figo na árvore

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin