Sabores da Índia - Home

Rodovalho Indiano

Hindu - Eka Prakaara ka Machhali

O Rodovalho Indiano é um dos representantes na Índia da alargada ordem dos Pleuronectiformes, que compreende cerca de 600 espécies de peixes com corpo chato distribuídas por todo o mundo.

Estas espécies são, na maioria, marinhas e habitam os fundos das plataformas continentais a profundidades moderadas. Algumas, porém, conseguem viver em água doce permanentemente. Normalmente passam a maior parte da vida deitadas no fundo sobre um dos lados do corpo, muitas vezes semienterradas na areia ou no lodo. Caracterizam-se por ter os dois olhos num dos lados do corpo - o superior, quando estão deitadas -, sendo este pigmentado enquanto o lado cego é normalmente branco. Os olhos podem estar no lado esquerdo do corpo - caso, por exemplo, da maioria das cerca de 100 espécies da família dos Pleuronectidae -, ou no lado direito - caso, por exemplo, das cerca de 200 espécies da família dos Bothidae

O Rodovalho Indiano, Psettodes erumei (Bloch & Schneider, 1801), família dos Psettodidae, é volumoso, podendo medir até 65 cm de comprimento e pesar até 9 kg. Tem o corpo oval, mais espesso que o de muitos outros peixes chatos, e boca grande com dentes fortes. Aparece, indiferentemente, com olhos no lado direito ou no lado esquerdo do corpo. Vive em fundos marinhos até aos 100 m de profundidade, normalmente deitado sobre o lado cego, mas nada frequentemente em posição vertical. É essencialmente piscívoro.

Frequenta as costas oriental e ocidental, sendo capturado em maiores quantidades ao longo da costa de Kerala entre Julho e Setembro. É maioritariamente comercializado fresco, mas aparece também fumado e congelado.

Arenque Indiano
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Psettodes erumei (Bloch & Schneider, 1801)
Desenho ampliado

Deseno de Larva e Juvenil

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin