Sabores da Índia - Home

Sargo Indiano

 

Sob o nome geral de Sargo acolhem-se várias espécies de peixes da família dos Carangidae, que está representada nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, em zonas tropicais e subtropicais.

O Sargo Indiano, Carangoides malabaricus (Bloch & Schneider, 1801) frequenta a plataforma continental, a profundidades entre os 20 e os 110 m, e gosta de viver perto de rochas e corais, embora, enquanto juvenil, apareça frequentemente em baías de fundo arenoso. Come crustáceos, lulas e peixes pequenos, e, quando adulto tem, em média, 60 cm de comprimento. Encontra-se nas costas oriental e ocidental, mas é mais abundante junto a Kerala e Tamil Nadu, onde é pescado em maiores quantidades entre Outubro e Fevereiro. É comercializado fresco, salgado, seco.

Espécies próximas do Sargo Indiano são o Sargo de Listas Pretas, Seriolina nigrofasciata (Rüppell, 1829), e o Sargo de Ventre Nú, Decapterus russelli (Rüppell, 1830), que também frequentam as costas Indianas.

O primeiro vive na plataforma continental, a profundidades entre 20 e 150 m, e é solitário. Alimenta-se de peixes, cefalópodes e camarões, podendo, em adulto, chegar aos 70 cm de comprimento e 5,5 kg de peso. Frequenta indiferentemente as costas oriental e ocidental, mas mais as zonas costeiras de Kerala e Tamil Nadu, onde é pescado durante todo o ano.

O segundo - desenho ampliado -, talvez o mais numeroso peixe do género Decapterus no Oceano Índico, habita a plataforma continental a profundidades entre os 40 e os 275 m e, em adulto, pode medir 45 cm de comprimento e pesar 1,5 kg. Patrulha as costas oriental e ocidental, mas é mais numeroso junto a Kerala, Tamil Nadu e Maharashtra. Aí é pescado sobretudo entre Outubro e Fevereiro, e vendido fresco, salgado, seco, em lata.

Sargo Indiano, Carangoides malabaricus (Bloch & Schneider, 1801)
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Sargo Indiano, Carangoides malabaricus (Bloch & Schneider, 1801)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin