Sabores da Índia - Home

Tilápia

 

Trata-se da Tilápia de Moçambique, Oreochromis mossambicus (Peters, 1852), família dos Cichlidae, ordem dos Perciformes, que é um peixe de água doce e salobra oriundo do sul da África. A designação é herdada da do género Tilapia, que outrora albergou os peixes pertencentes aos hoje géneros Oreochromis - o da Tilápia de Moçambique -, e Sarotherodon.

Foi introduzida em muitos países / regiões com clima tropical por razões diversas: para aquacultura; para controlo de plantas aquáticas, porque fazem parte da sua dieta; para controlo de pragas de mosquitos, porque lhes come as larvas. Acabou por passar para o meio selvagem, e aí se estabeleceu, muitas vezes com prejuízo de espécies autóctones. Por isso está entre as 100 World's Worst Alien Invasive Species (Piores Espécies Estranhas Invasoras do Mundo). As regiões com clima temperado estão a salvo, porque a Tilápia não tolera as temperaturas aí prevalecentes.

É mais comum em estuários cegos e lagos costeiros, mas aparece também em bolsas frondosas de correntes lentas, canais, charcos. É essencialmente diurna, ocasionalmente forma cardumes, e é omnívora, comendo quase de tudo, de algas a insectos. Vive cerca de 10 anos e chega aos 40 cm de comprimento e 1 kg de peso. Aparece frequentemente nos circuitos comerciais como peixe de aquário.

Abundante nas águas doces e salobras da Índia, é alvo de intensa pesca entre Agosto e Fevereiro.

Tilápia macho
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Oreochromis mossambicus (Peters, 1852) (Macho)
Desenho ampliado

Tilápia fêmea
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Oreochromis mossambicus (Peters, 1852) (Fêmea)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin