Sabores da Índia - Home

Raia

Hindu - Eka Machhali

Raia é e designação geral aplicada a cerca de 300 espécies de peixes cartilaginosos que se caracterizam por terem corpo achatado, com as guelras e a boca na face inferior, e possuírem barbatanas peitorais projectadas lateralmente, lembrando asas.

Várias espécies, genericamente designadas por Raias de Aguilhão, ou Raias de Chicote, têm, na ponta da cauda, um aguilhão venenoso - às vezes mais - que usam como arma essencialmente defensiva. Vivem semienterradas no fundo do mar e, quando pisadas, brandem a longa e fina cauda como um chicote, tentando fazer estragos com o(s) aguilhão(ões) venenoso(s). Podem infligir ferimentos dolorosos, mesmo mortais quando feitos em zonas abdominais, e as maiores são suficiente poderosas para conseguirem enterrar o(s) aguilhão(ões) na madeira do casco de um barco.
Outras espécies, genericamente chamadas Raias Eléctricas, têm, entre a cabeça e as barbatanas peitorais, um par de órgãos com que podem descarregar choques eléctricos de elevada voltagem.
Todas são predominantemente marinhas e marcam presença em todos os oceanos.

As costas da Índia são frequentadas por várias espécies, algumas das quais são Raias de Aguilhão, ou Raias de Chicote. As quatro mais importantes são:
Raia de Aguilhão Malhada, Himantura uarnak (Forsskål, 1775), família dos Dasyatidae, vulgar em praias arenosas, estuários pouco profundos e lagoas, mas aparecendo também ao largo, em fundos até aos 50 m. Come peixes pequenos, bivalves, caranguejos, camarões, vermes e alforrecas. Pode chegar aos 2 m de comprimento e 120 kg de peso. Aguilhão venenoso. Aparece na costa sueste, com especial abundância na orla costeira de Tamil Nadu. Época alta de pesca entre Dezembro e Maio.
Raia de Aguilhão de Bleeker, Himantura bleekeri (Blyth, 1860), famíla dos Dasyatidae, que frequenta a orla costeira até aos 30 m de profundidade, mas aparece também em estuários. Pode chegar aos 1,5 m de comprimento e 100 kg de peso. Aguilhão venenoso. Mais frequente na costa oriental, com especial abundância no Golfo de Mannar. Época alta de pesca entre Dezembro e Maio.
Raia Violino, Rhincobatus djeddensis, com a parte anterior do corpo parecida com a de uma Raia, e a posterior semelhante à de um tubarão. Habita águas pouco profundas, onde nada vagarosamente, procurando alimento - pequenos peixes, crustáceos e moluscos. Pode atingir 2 m de comprimento. Aparece na costa sueste, sendo especialmente frequente na orla costeira de Tamil Nadu. Época alta de pesca entre Dezembro e Maio.
Raia Touro Javanesa, Rhinoptera javanica, que frequenta a costa su-sueste, com especial abundância no Cabo Comorin. Época alta de pesca entre Janeiro e Maio.

Raia
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Himantura uarnak (Forsskål, 1775)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin