Sabores da Índia - Home

Tainha

Hindu - Shevto

A Tainha, Mugil cephalus (Linnaeus, 1758), é um peixe da família dos Mugilidae, da ordem dos Perciformes, que frequenta as zonas costeiras de todos os mares tropicais e sub tropicais do planeta.

Vive em profundidades até aos 120 m, penetrando frequentemente em estuários e rios, porque suporta igualmente bem água salgada, salobra e doce. Forma cardumes, e prefere fundos de areia, ou lodo, sobretudo os dotados de vegetação aquática densa. Alimenta-se de dia, comendo zooplâncton, pequenos organismos e detritos vários. Pode chegar aos 8 kg de peso, medir até 1,2 m de comprimento, e atingir 16 anos de vida.

É objecto de pesca comercial em muitos países, e, no Sueste Asiático, é criada extensivamente em tanques de aquacultura.
Na Índia, onde frequenta as costas ocidental e oriental, é capturada sobretudo nas costas sudoeste e nordeste, com máximos pescados entre Agosto e Fevereiro.
Outra espécie também importante na Índia é a Tainha de Malha Azul, Valamugil seheli (Forsskål, 1775), que tem idêntica envergadura e frequenta as mesmas costas, com os mesmos locais - e época - de pesca mais rentável, a que se acrescenta o lago Vembanad.
Outras espécies que por lá se apanham, menos importantes por serem mais pequenas, ou menos numerosas: Corsula, Rhinomugil corsula (Hamilton, 1822) (30 cm); Tainha de Dorso Verde, Liza subviridis (Valenciennes, 1836) (40 cm); Tainha de Malha Dourada, Liza parsia (Hamilton, 1822) (16 cm); Tainha de Escama Grande, Liza macrolepis (Smith, 1846) (60 cm); Tainha de Otomebora, Liza melinoptera (Valenciennes, 1836) (30 cm); Tainha de Speigler, Valamugil speigleri (Bleeker, 1858-59) (35 cm); Tainha de Cauda Quadrada, Liza vaigiensis (Quoy & Gaimard, 1825) (65 cm); Tainha Tade Liza tade (Forsskål, 1775) (70 cm); Tainha de Cauda Amarela, Sicamugil cascasia (Hamilton, 1822) (20 cm); Tainha de Cauda Azul, Valamugil buchanani (Bleeker, 1853) (100 cm).

Por cá, já vimos a Tainha desprezada por muitos pescadores à linha, mas, no Ribatejo, onde lhe chamam Fataça quando grande, é estrela de muitos pratos da 'borda d'água'. Exemplos são a Fataça na Telha e a Caldeirada de Fataça.

Tainha
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Mugil cephalus (Linnaeus, 1758)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin