Sabores da Índia - Home

Peixe Leite

 

O Peixe Leite, também conhecido por Bandeng ou Bangos, Chanos chanos (Forsskål, 1775), é o último membro vivo da família dos Chanidae, ordem dos Gonorhynchiformes. Foram encontrados fósseis seus que datam do Cretácico - 144 a 66,4 milhões de anos atrás.

Encontra-se nas zonas quentes dos oceanos Índico e Pacífico. Gosta de águas pouco profundas e suporta água salgada, salobra ou doce. Aguenta temperaturas da água até aos 32 °C. Pode viver 15 anos e chegar a pesar 15 kg, medindo os machos até 1,8 m de comprimento e as fêmeas até 1,25 m. Desprovido de dentes, come cianobactérias, algas macias, pequenos invertebrados, ovos e larvas de outros peixes. Reproduz-se só em água salgada, migrando depois as larvas para a costa, onde penetram em estuários, rios, etc., lá se mantendo até chegarem a juvenis, após o que regressam ao mar. Durante a sua estadia em água doce / salobra, muitas larvas são capturadas e criadas em regime de aquacultura. Os juvenis assim criados são vendidos frescos, fumados, em conserva, etc.. Alternativamente, são conservados para se reproduzirem em cativeiro.

Na Índia, o Peixe Leite é especialmente abundante no Golfo de Mannar, mas pesca-se também noutras zonas costeiras e lagoas. As capturas têm época alta entre Agosto e Dezembro.

Peixe Leite
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Chanos chanos (Forsskål, 1775)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin